O futuro das nossas crianças

Rogério J. Lorenzetti*

Minha mãe, educadora por vocação e profissão, dizia que "a vida de uma criança é como um livro com as páginas em branco". Ali uma história vai existir, e ela inicia em família e na escola.

A família vai transmitir valores e desenvolver, pelo exemplo com amor e educação, a personalidade. A escola transmite conhecimento e estimula a criatividade e o trabalho em grupo.

Quanto mais eficientes forem, mais chances de transformar um pequeno, único e indefeso ser humano em um adulto produtivo, de bom coração, ético e capaz de conviver em sociedade e constituir novas famílias e grupos de convivência.

Pessoas que estudaram a formação do nosso cérebro chegaram à conclusão que a capacidade cognitiva, ou desenvolvimento da capacidade de aprender e reter informações é construída até os cinco anos de idade e depende fundamentalmente dos estímulos e da alimentação recebida.

Criaram dispositivos legais para dar a oportunidade de auxiliar mães e pais, abrigando crianças em centros de educação infantis, aos cuidados de profissionais qualificados que possam transmitir desde a tenra idade, com brinquedos, atividades lúdicas, atenção, boa alimentação e outros cuidados, conhecimentos e estímulos que serão úteis pelo resto da vida.

Desde que iniciamos nossa missão frente ao executivo municipal, estamos buscando aprimorar e aumentar a oferta de vagas nas "creches" como ainda são conhecidos nossos CMEI (Centros Municipais de Educação Infantil), graças a um trabalho de equipe e a busca incessante de recursos, estamos logrando êxito nesta área fundamental da educação.

Ao abrir novas vagas estamos, entre outros benefícios, oportunizando e liberando as mães para exercerem atividades produtivas, agregando renda à família através da renumeração recebida, seja pelo trabalho assalariado ou outra função, incrementando a oferta de mão de obra para nossas atividades produtivas, incentivando a economia local.  

Ou seja, creches são instrumentos importantes de qualidade de vida e desenvolvimento econômico. Nossa cidade sai novamente na frente de outras do mesmo porte ou maiores criando vagas em estabelecimentos de última geração, com o que há de mais moderno, seja em instalações, equipamentos, materiais e recursos humanos.

O futuro começa agora, e será fruto do nosso planejamento, trabalho e oportunidades que pudermos oferecer à população, em especial às crianças que serão as responsáveis em conduzir nossa cidade mais adiante.

Nosso caminho está pavimentado para continuarmos nosso crescimento, com sustentabilidade e uma nova geração de paranavaienses, cada vez mais preparados por uma educação básica de qualidade e eficiente.