Lideranças buscam apoio para inclusão regional no Projeto Ferrovia Norte Sul

Hoje, às 9h30, o Fórum Permanente para o Desenvolvimento de Paranavaí (sede da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense – Amunpar) e Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) reúnem profissionais de imprensa e representantes dos veículos de comunicação.
As entidades vão falar da reivindicação que visa incluir o Extremo- Noroeste do Paraná no Projeto Ferrovia Norte Sul. A reunião antecede um grande encontro de lideranças do Noroeste, agendado para o dia 29 de agosto.
Pela proposta do Noroeste, liderada pela ADR, Fórum e outras entidades, o trajeto da ferrovia seguiria de Rosana (SP), passando pelo Noroeste do Paraná, através das cidades de Diamante do Norte, Itaúna do Sul, Nova Londrina, Guairaçá, Paranavaí, Alto Paraná, se estendendo para Maringá e, posteriormente, para Chapecó (SC), finalizando no Porto de Rio Grande (RS).
A engenheira civil de Paranavaí, Leoni Dal-Prá, explica que, de acordo com o projeto original, a ferrovia vai de Panorama (interior de SP) e segue para Guaíra, não contemplando a região Noroeste do Paraná.
Uma reunião recente no Fórum de Desenvolvimento mostrou a viabilidade do novo projeto incluindo o Noroeste. Segundo ela, com base nos dados da nova proposta, a economia será de cerca de R$ 1 bilhão.
O trabalho foi iniciado há cerca de um ano e meio, começando pela mobilização em Rosana (SP), cidade na divisa com o PR. Após mostrar a viabilidade do projeto, lideranças sugerem o apoio da mídia e da classe política, por isso, o encontro de hoje é voltado para os veículos de comunicação.
Após essa reunião, detalha Leoni, a ADR e o Fórum vão convidar os prefeitos e demais lideranças regionais, visando reforçar a defesa do Noroeste no projeto da ferrovia. Caberá aos gestores a busca pela mobilização, inclusive de compromisso dos candidatos nas eleições deste ano.
Conforme o convite do Fórum Permanente e Agência de Desenvolvimento Regional, o encontro de hoje vai apresentar o estudo com as demandas de cargas, bem como benefícios sociais e econômicos da região, além da economia a partir do novo formato pretendido.