Legislativo aprova inclusão da Festa da Primavera no calendário oficial

Os vereadores de Paranavaí aprovaram esta semana, em primeira discussão, o projeto de lei que inclui a Festa da Primavera no calendário oficial do município.
Realizada todos os anos, a festa alcança sua 19ª edição. Os visitantes têm a oportunidade de assistir apresentações artísticas e culturais, como de bon odori (dança), taikô (tambores), conhecer a arte milenar das ikebanas (arranjos de flores) e bonsais (árvores em miniatura), além de degustar da saborosa culinária japonesa.
Em 2013, a culinária japonesa foi reconhecida como Patrimônio Cultural Intangível, pela Unesco.
“Este evento é de suma importância para o contexto cultural de nossa cidade. A imigração nipônica, sua história, cultura, tradição e a contribuição no desenvolvimento foram fundamentais para nossa cidade e região”, explica o vereador José Galvão, autor da proposta em parceria com o vereador Walter dos Reis.
O evento neste ano começa no próximo dia 2 de setembro, com abertura às 20h. É promovido pela Sociedade Paranavaiense de Desportos e Cultura (SPDC), comunidade nipo-brasileira que já existe no município há muitos anos.
Segundo o presidente da SPDC, Mamoru Fukuyama, a iniciativa surgiu com o intuito de cultivar a cultura nipônica na cidade de Paranavaí e região, mas com o passar dos anos foi ganhando mais adeptos.
“A ideia se expandiu e hoje muitas pessoas prestigiam a nossa festa. Quem vai conhece um pouco da cultura, tradição e culinária japonesa. Além disso, a tendência é haver esta miscigenação de raças, mas manter as raízes nipônicas. Hoje, 80% das pessoas que participam da festa são brasileiros”, explica Fukuyama.
Para o presidente da SPDC a aprovação do projeto é o reconhecimento dos Poderes Legislativo e Executivo à comunidade nipônica e à relevância da festa para a cidade de Paranavaí.
Nos cinco dias de festa, os organizadores esperam que cerca de 10 mil pessoas passem pelo local. O evento aberto à população termina no sábado, dia 6.