Estrada que liga BR a Cristo Rei passa por readequações

O vereador Claudemir (Irmão) Barini, acompanhado do secretário municipal da Agricultura, Osmar Wessler esteve recentemente visitando a estrada rural que liga Cristo Rei à BR-376 para acompanhar os serviços de readequação que estão sendo realizados pelas máquinas do Programa Patrulha do Campo.
O Patrulha do Campo foi lançado em 2012 pelo governo do Paraná com o objetivo de recuperar e modernizar as estradas rurais do Estado através de convênios realizados com os consórcios intermunicipais, como o CICA (Consórcio Intermunicipal Caiuá Ambiental).
“Entendemos que a recuperação da estrada rural é fundamental para o escoamento da produção agrícola e garantir melhor tráfego para atender à população”, disse Barini.  
Cada equipe do programa é composta por caminhão comboio, escavadeira hidráulica, trator de esteira, motoniveladora, pá-carregadeira, rolo compactador, cinco caminhões basculantes, pick-up para uso do profissional técnico e carreta para o transporte dos equipamentos.
Wessler relatou que o município tem se empenhado na execução do serviço. “Queremos de forma rápida e eficiente terminar a recuperação. Inclusive colocamos mais máquinas da Secretaria de Agricultura para agilizar o trabalho. Nos locais mais comprometidos será feito o cascalhamento. A previsão é de seis meses, mas vai depender do tempo. Se não chover, conseguimos agilizar o serviço. Ao todo serão aproximadamente 57 quilômetros”, explicou o secretário.
Segundo o vereador a readequação é necessária. “Estamos aqui para verificar a execução do serviço e agradecer o empenho. Este é um trecho de fluxo intenso. Mas o que esta comunidade realmente precisa é do asfalto”, ansiou o vereador.
No ano passado os vereadores Barini e Antonio Alves entregaram ao diretor do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Estado do Paraná, engenheiro Nelson Leal Júnior uma reivindicação juntamente com o deputado estadual Antonio Teruo Kato pedindo a continuação do asfalto na rodovia pioneiro André Campos Sanches, que liga a BR-376 a Cristo Rei.
A reivindicação é um desejo antigo da comunidade. “Há muitos anos o governo iniciou as obras, mas não terminou. Só alguns trechos foram pavimentados. Venho todos os dias da cidade para o sítio e o movimento de veículos só tem aumentado. O asfalto é um anseio de toda a comunidade”, disse Décio Polido.