Liderança regional

Rogério J. Lorenzetti*

Paranavaí passa por muitas transformações, dentre elas a liderança de um processo inédito em nossa história – o agrupamento de municípios vizinhos e próximos geograficamente que se uniram para solução de problemas comuns, atendendo melhor a população do Noroeste do Paraná.

É de conhecimento geral a dificuldade que cidades de menor porte encontram para dar solução aos problemas de infraestrutura, logística e destinação do lixo urbano. Com restrições orçamentárias cada vez maiores, não há como aportar volumosos recursos para cuidar da manutenção de estradas, construir e operar aterros sanitários dentro da legislação vigente que, entre outras exigências, estabeleceu prazo final dia 03/08/2014 para que todas tenham o seu, devidamente certificado pelos órgãos ambientais.

Foi para dar solução regional a estes problemas que, por nossa iniciativa, criamos há pouco mais de dois anos, o Consórcio Intermunicipal Ambiental Caiuá (CICA), que hoje se encontra em rápida expansão. Unindo 12 municípios atualmente, tem potencial para agrupar num futuro próximo, a maioria das cidades vizinhas.

Proteger nossos recursos naturais, dentre eles o mais essencial a água potável, é uma ação inteligente e que vai impactar de forma definitiva nosso futuro. A contaminação do lençol freático não obedece fronteiras municipais e pode alcançar a todos reservatórios que abastecem nossas comunidades.

Estancar este processo de poluição é fundamental para que nosso desenvolvimento não comprometa as reservas de água potável das novas gerações e limite nossas possibilidades de novos investimentos.

Hoje assistimos o que seria impensável há alguns anos atrás, nossa maior cidade brasileira, São Paulo, com sérios problemas no abastecimento de água, o que compromete sua qualidade de vida e limita, de forma definitiva, seu crescimento.

Além deste problema, o consórcio atua de forma conjunta, com ajuda do governo do estado, na reforma e conservação da malha viária de estradas intermunicipais que possibilitam a mobilidade de pessoas, produtos agrícolas e outros, com a ação da Patrulha do Campo, somente possível pela existência do consórcio CICA, que tenho a honra de presidir desde sua criação, por deliberação dos prefeitos das cidades associadas.

Importante frisar que toda esta ação teve, desde o início, o apoio fundamental das câmaras de vereadores, aprovando atos constitutivos e as iniciativas do mesmo, desde sua criação.

Uma nova realidade que traz grandes possibilidades à nossa região, inclusive em outras áreas que estão incluídas em seu estatuto e possibilitarão ações conjuntas.

Boas ideias e iniciativas que consolidam a liderança regional da nossa cidade e preparam o terreno para que, no futuro, possa ser criada nossa zona metropolitana, a exemplo de outras regiões que unidas, aumentaram seu potencial político e administrativo, com reflexos positivos na qualidade de vida da população.