VIVER NO CARMELO: EM OBSÉQUIO DE JESUS CRISTO NO ESPÍRITO DO PROFETA ELIAS…

Eclo 48,1-11 O poder de Deus presente no profeta Elias.

O resumo da atividade e missão do profeta Elias no livro do Eclesiástico. Resumo da atividade de Elias: as palavras de fogo de Elias fazem vir à fome e trazem a seca e chuva, ressuscitam os mortos, levam reis à ruína e curam homens ilustres. Arrebatado ao céu Elias vai voltar para realizar a reconciliação e assim evitar a destruição total.
Resumo da missão de Elias: “Você (Elias) foi arrebatado num turbilhão de fogo, num carro puxado por cavalos de fogo. Nas ameaças para os tempos futuros, você foi designado para apaziguar a ira antes do furor, a fim de reconduzir o coração dos pais até os filhos e restabelecer as tribos de Jacó. Felizes aqueles que viram você e os que adormeceram no amor, porque nós também possuiremos a vida” (Eclo 48,9-11). O livro do Eclesiástico reconhece o poder de Deus atuante em Elias. Será que as pessoas que convivem conosco podem reconhecer algo do poder de Deus atuante em nós Carmelitas?
O NT traz informações a respeito do Profeta Elias no Evangelho de Lucas, na Carta de Tiago e no Apocalipse. Ele é mencionado ainda nos evangelhos de Mateus (Mt 11,14; 16,14; 17,3.10-12; 27,47), de Lucas (Lc 1,17; 4,25; 9,8) de João (Jo 1,21) e na Carta aos Romanos (Rm 11,2).
Lc 9,28-36 Leitura orante: Elias na pregação de Jesus.
A presença do profeta Elias na missão e na pregação de Jesus. Elias aparece na Transfiguração de Jesus: E eis que dois homens conversavam com ele: eram Moisés e Elias que, aparecendo envoltos em glória, falavam de sua partida que iria se consumar em Jerusalém. Jesus estava indo para Jerusalém, sabendo que iam prendê-Lo e matá-Lo.
A cruz apareceu no horizonte e Jesus sobe o Monte para rezar. Junto a ele aparecem Moisés e Elias, os representantes da lei dos profetas, que conversavam com Jesus sobre a sua paixão e morte em Jerusalém.
Orientado pela lei e pela profecia, rezando muito, Jesus assume o seu destino. Na outra vez, quando o povo de Nazaré quis matar Jesus, Jesus evocou a visita de Elias à viúva de Sarepta: Eu vos digo que havia em Israel muitas viúvas nos dias de Elias, quando por três anos e seis meses o céu permaneceu fechado e uma grande fome devastou toda a região; Elias, no entanto, não foi enviado a nenhuma delas, exceto a uma viúva, em Sarepta, na região de Sidônia. Jesus ajudou os discípulos a entender a crença do povo a respeito do retorno de Elias no fim dos tempos: Certamente Elias terá de vir para restaurar tudo.
Eu vos digo, porém, que Elias já veio, mas não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo quanto quiseram. “Assim também o Filho do Homem irá sofrer da parte deles”. Então os discípulos entenderam que se referia a João Batista (Mt 17,11-13). Foi a leitura orante das passagens da Bíblia a respeito de Elias que ajudou Jesus na realização da sua missão e no seu ensino ao povo.
Tg 5,17-18 Elias modelo de oração. A exortação do apóstolo Tiago apresenta o profeta Elias como modelo de oração. Ele diz: A oração do justo tem grande poder. Assim, Elias, que era um homem semelhante a nós, orou com insistência para que não chovesse, e não houve chuva na terra durante três anos e seis meses. Em seguida, tornou a orar e o céu deu a sua chuva e a terra voltou a produzir o seu fruto. (Tg 5,16-18).
Ap 11,4-13 As duas testemunhas. O relato das duas testemunhas no Apocalipse de João (Ap 11,1-13), cujos nomes não são revelados, mas pelo seu modo de agir e pelos milagres que realizam, delas é Moisés e a outra é Elias: elas têm o poder de fechar o céu para que não cai nenhuma chuva durante os dias de sua missão profética. Têm ainda, o poder de transformar as águas em sangue e de ferir a terra com todo tipo de flagelos, quantas vezes o quiserem (Ap 11,6).
Posteriormente, nos séculos seguintes, encontramos informações a respeito do profeta Elias na tradição rabínica, na tradição dos Santos Padres e na tradição dos Carmelitas, sobretudo no livro “Instituição dos Primeiros Monges”.
Regra do Carmo: Ao redor da Fonte no Monte Carmelo. A pergunta que surge em nós Carmelitas ao lermos os textos bíblicos que nos falam do profeta Elias: Como é que nós Carmelitas vamos viver em obséquio de Jesus Cristo orientando-nos por estas informações que a Bíblia nos oferece a respeito do profeta Elias?