Evento vai abordar cultura afro-brasileira e saúde

Paranavaí vai sediar no próximo final de semana (de sexta a domingo) o 1º Encontro Municipal das Mulheres de Axé. Em debate, temas sobre DST/AIDS e Hepatites Virais.
Trata-se de um evento voltado a toda a comunidade e que deverá debater vários aspectos da saúde, respeitando o contexto e diversidade das religiões, além de divulgar a cultura afro-brasileira.
As atividades acontecem na Tenda de Umbanda Afro-Brasileiro de Pai Xangô – Rua Clóvis Avelar da Silva, 556, Jardim Morumbi (perto da Apae). Lideranças de várias regiões do país deverão participar, antecipa Mãe Luiza de Xangô, da Tenda Pai Xangô.
A realização e promoção do evento estão a cargo do Governo do Estado do Paraná (Secretaria de Estado da Saúde), através da 14ª Regional de Saúde, em parceria com a Rede Nacional de Religiões de Matrizes Africanas e Secretaria Municipal de Saúde.
Outros parceiros são a Associação Negritude de Igualdade Racial de Paranavaí – ANPIR, além da APP-Sindicato – Núcleo Paranavaí – e Rede de Mulheres Negras.
A participação é gratuita e não precisa se inscrever com antecedência, explica Mãe Luiza. Basta comparecer, reforça, chamando as pessoas para que conheçam um pouco mais da cultura e da religião afro, bem como para terem a oportunidade de acesso a temas relevantes de saúde pública.

A programação é a seguinte:
Sexta – dia 18
16 horas – Credenciamento; 18h30 – Louvação aos Orixás; 18h45 – mesa de abertura; 19h30 – palestra “Saberes Ancestrais e Saúde”, Mãe Katule, de Londrina.
Sábado – dia 19
8 horas – Acolhimento; 8h30 – Louvação aos Orixás; 9 horas – Mesa redonda: Mulheres de Axé e a Saúde; Acolhimento das pessoas com HIV/AIDS nas comunidades de terreiros – palestrante Mãe Nilce; Ervas medicinais para o tratamento de doenças nas comunidades de terreiros – Mãe Luiza de Xangô; 10h45 – Mesa redonda com os temas: Políticas Públicas de Saúde para Comunidades de Terreiro, Política estadual de DST/AIDS e hepatites virais voltadas para os terreiros; Política de saúde da mulher e a relação com os terreiros; Política de saúde integral da população negra; 12 horas – almoço; 13h30 – Palestra Desmistificando HIV/AIDS, com Maria da Penha Francisco – 14ª Regional de Saúde; Epidemiologia HIV/AIDS – com Fernanda Obana da Regional de Saúde; 16h30 – Troca de experiência: Viver com HIV/AIDS – palestrante Sérgio Francisco Bernardo; Como se dá o acolhimento no SINAS – palestrante Marielza Sestário Pinheiro; Como trabalhar a prevenção da DST/AIDS e HIV com os adolescentes nas comunidades de terreiro – palestrante Egboni Valquíria; 18h30 – Louvação aos orixás.
Domingo – dia 20
8 horas – Café; 8h30 – Louvação os Orixás – Mãe Bia; 8h30 – Comunidades de terreiro e as doenças emergentes; Iniciação de pessoas vivendo com AIDS – Mãe Omin; Acolhimento às diferentes orientações sexuais nos terreiros – Mãe Bia; O SUS e as comunidades de terreiro nas prevenções das DSTs/AIDS e hepatites virais – palestrante Ya Cristina; Racismo institucional e o direito ao culto das matrizes africanas; 12 horas – Encerramento e encaminhamento; 12h30 – Almoço.