Grupos do Sul, Sudeste e Centro-Oeste se classificam para o Festival de Teatro de Paranavaí

O 9º Festival de Teatro de Paranavaí começa no dia 1º de agosto e leva doze espetáculos de grupos do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás ao Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa e Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade. A população vai ter a oportunidade de assistir peças de comédia, comédia infantil e drama ao longo de nove dias. Em breve, ingressos estarão à venda na Fundação Cultural por R$ 5. O evento é uma iniciativa da FC em parceria com o GT de Artes Cênicas de Paranavaí e tem o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc).
Este ano, a comissão organizadora teve muito trabalho para selecionar as doze melhores peças, de um total de 154 inscritas. Do Paraná, se classificaram a comédia dramática “O Mapa do Meu Mundo”, da Cia. do Abração, de Curitiba, e o drama “Balada de um Palhaço”, da Atua Companhia de Teatro, de Maringá. Do estado de São Paulo, as atrações são o drama “Yaguaretéa”, da Cia. Circe, de Bragança Paulista; a comédia “Dom Chicote Mula Manca e seu fiel escudeiro Zé Chupança”, da Cia. A Ditacuja, de Ribeirão Preto; o drama “Ponto Segredo. Primeiros Fios”, do grupo Pontos de Fiandeiras, de São Paulo; a comédia “A Saga do Herói Morto”, da Cia. Caixote de Teatro, de Santo André; e o drama “Um Lugar ao Sol”, da Companhia de Teatro Heliópolis, de São Paulo.
Do estado do Rio de Janeiro, os representantes são o Grupo Cria, de Rio das Ostras, com a comédia “A Farsa da Mulher Trancada; Cia. Teatro Porão, do Rio de Janeiro, com a comédia “Salvem a Professorinha”; Limiar Grupo de Teatro, de Angra dos Reis, com a comédia infantil “Molho”; e o grupo Magnífica Trupe de Variedades, do Rio de Janeiro, com a comédia “O Incansável Dom Quixote”. Fora das regiões Sul e Sudeste, o único grupo classificado foi a Cia. Teatral Sertão Infinito, de Goiânia, Goiás, com o drama “Boi”.
Cada um dos classificados vai receber R$ 2 mil e concorrer aos prêmios de melhor ator, direção, composição cênica (figurino, sonoplastia, iluminação e cenário), ator coadjuvante, atriz coadjuvante e melhores espetáculos. “Os premiados serão escolhidos por um júri popular. Também daremos um prêmio especial a um grupo, espetáculo ou personalidade de destaque”, adianta a coordenadora do evento, Rosi Sanga, acrescentando que o festival só termina no dia 9 de agosto.