Saúde para todos

Rogério José Lorenzetti*
A população clama em todo o país por um melhor atendimento na área da saúde, através do SUS. Uma medida que vem de encontro a esta reivindicação é a atenção básica, através das equipes ESF ( Estratégia Saúde da Família), estendida a todos os moradores da cidade.
Medida de difícil implantação em cidades de porte médio como Paranavaí, pois depende de mais recursos humanos inclusive profissionais médicos e de enfermagem, que oneram a folha de pagamento do município. Está condicionada à disposição destes profissionais de prestarem concurso e trabalharem no SUS. Só para efeito comparativo, em duas décadas o quadro de servidores da saúde municipal avançou de 126 pessoas para 600 profissionais atualmente.
Depois de longo período para planejamento e efetivação dos dispositivos legais necessários para chegarmos a esta conquista chegou o grande momento de contratar profissionais e inaugurar equipamentos de forma a viabilizar este patamar histórico de atendimento.
Outras medidas compõem o PAI-Saúde (Programa de Ações Integradas na Saúde) tais como, compra de equipamentos, construção de 6 novas UBS (Unidades básicas de Saúde), uma nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento), dois novos equipamentos para atenção à saúde mental (CAPS-Infantil) e drogadição (CAT), transferência do NIS para novas instalações, término das obras do Hospital e Maternidade Noroeste, no Jardim Morumbi, treinamento e qualificação de servidores. Recursos municipais, estaduais e federais, vão se somando para garantir à população de Paranavaí um novo patamar na qualidade do atendimento da saúde pública no município.
Enfim, muito do que foi feito, nesta e em outras áreas, nos últimos anos nos garantiram o 10° lugar no Paraná em gestão e desenvolvimento municipal, segundo o índice da FIRJAN (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), baseado em dados do governo federal apurados nacionalmente, cujas notas nos posicionam no índice de alto desenvolvimento com números que só 5% dos municípios brasileiros conseguiram atingir.
Vivemos um novo tempo, de conquistas e progresso, poucas vezes alcançados na nossa história, que esperamos ver continuar nos próximos anos, pois novas obras e ações estão por vir, acrescentando mais desenvolvimento econômico e qualidade de vida ao povo da nossa cidade.
Acertou quem acreditou na nossa capacidade de superação e trabalho. Com planejamento, gestão e boa articulação política estamos transformando para melhor nossa realidade, onde os benefícios das conquistas estão chegando às pessoas e valorizando investimentos.
Podemos, mais uma vez, comemorar e vibrar, com os gols da seleção brasileira e com os nossos avanços, frutos do trabalho de todos nós paranavaienses!