Grupo GTFoods completa 22 anos com lançamento de Missão, Visão e Valores

Após ter atingido a marca de R$1,2 bilhão em faturamento em 2013 com atendimento a clientes em todo o Brasil, e, no mercado externo, a mais de 70 países, o Grupo GTFoods, indústria avícola com matriz em Maringá, completa 22 anos, hoje, com mudanças importantes em sua estrutura organizacional.
Desde o início do ano, a empresa, que abate 480 mil aves por dia, está investimento no aperfeiçoamento da governança corporativa e no aprimoramento dos processos com auxílio de consultorias externas. Com o objetivo de guiar os passos para o crescimento contínuo da marca o grupo aproveita a comemoração de mais um aniversário para lançar sua Missão, Visão e Valores.
CRESCIMENTO – Fundada pelos empresários Rogério Gonçalves e Ciliomar Tortola, a empresa iniciou como uma atividade familiar em 1992 e hoje é grupo reconhecido internacionalmente, contando com 10 unidades industriais espalhadas pelo noroeste do Paraná e mais de 6,5 mil colaboradores. Os reflexos desses mais de 20 anos de trabalho são confirmados pelos investimentos, resultados e projeções.
Entre 2012 e 2015 estão sendo realizados investimentos da ordem de R$ 160 milhões para ampliação da capacidade produtiva das plantas de abate em 30% e dos matrizeiros e granjas próprias em 20%, bem como na captação de mais 300 aviários integrados. Também estão nos planos do grupo um mercado de varejo de carnes, uma fábrica de embutidos e outra de adubos. Com isso, a meta é dobrar o faturamento até 2015, chegando a R$ 2,2 bilhões em receita e abate de 610 mil aves/dia.
POSICIONAMENTO – A definição da Missão, Visão e Valores representa um posicionamento estratégico do grupo na intenção de se diferenciar perante o mercado. Para o diretor administrativo do Grupo GTFoods, Rogério Gonçalves, a adoção dessa nova cultura organizacional é imprescindível. “Estamos passando por um excelente momento, muito propício para esse tipo de avanço”, destaca.
De acordo com o diretor industrial da empresa, Ciliomar Tortola, no geral, há uma tendência para que 2014 seja um ano positivo. “Após ultrapassar o faturamento de R$1 bilhão em 2013, a expectativa do Grupo GTFoods é dobrar a receita bruta até 2015, chegando a R$ 2,2 bilhões. E para atingir essa meta precisamos estabelecer um elo de confiança entre nossos colaboradores. Todos devem ter conhecimento do futuro que pretendemos construir”, ressalta o empresário.
NA PRÁTICA – Entre os desafios desse novo momento está o engajamento dos gestores ao crescimento planejado da empresa. Esse trabalho será desdobrado para todos os cerca de 7 mil colaboradores do Grupo GTFoods, de todas as unidades, durante o mês de junho.
“Sem saber para que existo (missão), para onde vou (visão) e como devo me comportar (valores) as pessoas ficam sem rumo e não sabem como podem contribuir e fazer parte do crescimento da organização. Isso será fundamental para ajudar a empresa a alcançar seus objetivos de curto, médio e longo prazo. É um trabalho motivacional e de engajamento”, explica Josue Bressane Junior, diretor presidente da Gemte Consulting, empresa contratada pelo Grupo GTFoods para auxiliar nesse processo.
Ainda de acordo com ele, os gestores devem agir como disseminadores da informação e atuar como exemplo na prática dos valores dos acionistas.

VISÃO:
“Estar entre as 3 maiores (produção e comercialização de aves in natura) e melhores (rentabilidade e qualidade) empresas do setor de aves do Brasil até 2020, com forte atuação internacional e diversificação no mercado alimentício”.

MISSÃO:
“Ser referência em qualidade de produtos, gerar empregos e valor para as pessoas e sociedade, transformando a realidade local com sustentabilidade”.

VALORES:
Gente faz a diferença: Acreditamos que pessoas motivadas, bem treinadas e que gostam do que fazem, geram a diferença no nosso negócio.
Foco em resultados: Buscamos ser ágeis, eficientes e flexíveis em tudo o que fazemos. Somos comprometidos com o resultado do negócio, de forma que nossas ações e esforços são direcionadas para atingir as metas da organização.
Qualidade: Prezamos pela excelência na qualidade de nossos produtos e serviços, levando sempre um diferencial para nossos clientes.
Ética: Agimos com honestidade, respeito ao meio ambiente e transparência em todas as nossas atitudes, de forma que nossas relações sejam pautadas na confiança mutua.
Gostamos de Desafios: Somos motivados pelos desafios e pela vontade de crescer e conquistar novas oportunidades.
Sonhamos grande: Somos dedicados e buscamos realizar nossos sonhos pelo esforço do nosso trabalho e através dos resultados que conquistamos.
Fazemos diferente: Acreditamos que para crescer e sermos melhores é preciso fazer diferente. Buscamos as oportunidades e somos arrojados.
Comprometimento: Sentimos que a empresa é parte integrante de cada colaborador, portanto o sucesso do negócio é o nosso sucesso também.