A poesia da arte na vida

A arte está presente em todos os momentos de nossa vida. É atualíssima e ao mesmo tempo arcaica. Seu surgimento é desde os primórdios do período paleolítico e neolítico onde os nossos ancestrais, homem primitivo, desenhava nas cavernas os desenhos de animais. De acordo, com Barreira (2012), a pintura foi a primeira forma de expressão artística há aproximadamente 25 mil anos, nas cavernas de Altamira (Espanha) e Lascaux (França).
Assim, a arte em cada período histórico foi se transformando ganhando linhas contornos e estilos próprios, conforme a cultura de cada povo.
Segundo o dicionário eletrônico Wikipédia, “Arte (do latim ars, significando técnica e/ou habilidade), atividade humana ligada às manifestações de ordem estética ou comunicativa, realizada por meio de uma grande variedade de linguagens, tais como: arquitetura, escultura, pintura, escrita, música, dança e cinema, em suas variadas combinações”. A arte pode ser apreciada através de visualização, audição ou combinada (audiovisuais).
Definir arte na contemporaneidade significa valorizar, compreender, aceitar a forma de expressão do ser humano contemporâneo, respeitando seus valores, sentimentos, limites, condição social e cultural. É na inspiração, na efetivação da obra propriamente dita que o artista desenvolve a concentração, inventa figuras, forma conceitos e representações.
Portanto, é importante que a arte passe a fazer parte cada vez mais da vida das pessoas. A arte propicia ao ser humano desenvolvimento da criticidade, da sensibilidade, e a transformação do meio ao qual está inserido.
Ainda, como diz Chico Buarque: "Eu canto a dor que eu não soube chorar", a arte tem esse dom de fazer com que dores e sofrimentos da subjetividade venham à tona e se resolvam, ou pelo menos haja a compreensão e a procura da melhor forma possível de lidar com as questões internas.
Drummond, em poesia discorre bem sobre isso: “Se procurar bem você acaba encontrando. Não a explicação (duvidosa) da vida, mas a poesia (inexplicável) da vida”.
Enfim, a arte possibilita seja na criança ou no adulto independente de sua condição social, física e psicológica o desenvolvimento e a humanização do ser.  

Colaboração: Meire A. Novaes Fonseca
Pedagoga/Psicopedagoga
Esp. Métodos e Técnicas de Ensino
Esp. Neuropedagogia e Esp. Ed. Especial e Inclusiva
Esp. Arte Ed. e Arteterapia no Ambiente Escolar (em curso)