Atendimento domiciliar a pacientes do SUS deve começar a funcionar em junho

O Programa Melhor em Casa, que garante atendimento médico domiciliar a pacientes egressos de hospitais, serviços de urgência e emergência ou atenção básica, deve começar a operar em junho em Paranavaí.
A informação é da Secretaria Municipal de Saúde que confirmou, ontem, a habilitação do município, pelo Ministério da Saúde, para a execução do programa do Governo Federal.
Conforme informações do Portal da Saúde, o programa visa atender pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, por exemplo.
Este serviço proporciona ao paciente um cuidado contextualizado a sua cultura, rotina e dinâmica familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e diminuindo o risco de infecções.
Além disso, estudos apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças.
O programa também deverá ajudar a reduzir as filas nos hospitais, já que a assistência, quando houver a indicação médica, passará a ser feita na própria residência do paciente.
“O atendimento, quando autorizado, será feito por uma Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (EMAD tipo I) composta por médico, enfermeiro, Fisioterapeuta e técnicos de enfermagem e uma Equipe de Apoio (EMAP) composta por Assistente Social, Farmacêutico e Nutricionista, totalizando nove profissionais”, aponta a enfermeira da Sesau, Carla Daniele de Oliveira, coordenadora do programa no município.
Cada equipe poderá atender, por mês, 60 pacientes simultaneamente e o programa será custeado pelo Governo Federal com contrapartida do município.
PAI-SAÚDE – A adesão do município ao Programa Melhor em Casa faz parte do Plano de Ações Integradas de Saúde (Pai – Saúde) que estão sendo executadas pela administração municipal dentro do processo de melhoria contínua previsto na política de atendimento à população. O plano foi lançado em meados de março pelo prefeito Rogério Lorenzetti.