Paranavaí registrou quase 800 casos de acidentes de trabalho em 2013

Em 2013, Paranavaí registrou 754 casos de acidentes de trabalho leve (aqueles que não resultam em morte ou mutilações) e mais 21 casos de acidentes graves, sendo 8 óbitos. No primeiro trimestre de 2014 já foram 110 casos de acidentes leves e 4 graves.
Os números são da Vigilância em Saúde do Trabalhador que, nesta segunda-feira, dia 28, realizará uma palestra com os profissionais da Secretaria de Saúde em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho (celebrado em 28 de abril).
Instituída no Brasil desde 2005, através da Lei nº 11.121,de 25 de maio, a data é considerada um dia de reflexão sobre os cuidados com a saúde e segurança no ambiente de trabalho, sobretudo no sentido de assegurar a vida do trabalhador.
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos.
“Defender a integridade física, mental e moral dos empregados deve ser prioridade da rotina diária das empresas, uma vez que estes empregados são a força motriz do desenvolvimento da produção no Brasil e no mundo”, destaca a coordenadora da Vigilância em Saúde do Trabalhador, Smaida Silva.
CAPACITAÇÃO – A atividade desta segunda-feira será realizada no Teatro Municipal e deverá contar com a participação de aproximadamente 600 profissionais de saúde que irão se revezar em dois turnos (manhã e tarde).
A palestra, que terá como tema a Síndrome de Burnout, será conduzida pelos médicos psiquiatras Edmo Bordin e Wilza Ribeiro. A atividade é uma realização da equipe da Vigilância em Saúde do Trabalhador em parceria com o Programa Saúde Mental.