Demandas do setor rural são discutidas por Teruo Kato em audiência na FAEP

Para entender melhor e discutir sobre as principais necessidades do setor rural, o deputado Teruo Kato reuniu-se ontem na Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), com os assessores, Antônio Poloni e Carlos Albuquerque e com o coordenador do departamento técnico econômico, Pedro Loyola.
Na proveitosa audiência, foram destacadas pelos assessores as solicitações mais urgentes do setor. Foi apontada como a principal demanda a questão do seguro rural.
Poloni explicou que no Brasil o seguro agrícola ainda não é rentável, pela baixa adesão. “Devemos trabalhar então, no sentido de nacionalizar o seguro, para que ele se torne mais barato e consequentemente mais viável para os agricultores”, afirmou.
O coordenador Loyola explicou que no Paraná a importância do seguro está bem disseminada entre os produtores rurais. Ele disse que a contratação de seguro no estado corresponde a um terço de sua contratação em todo o país. “Sendo que no Brasil apenas 10% da área agrícola possui seguro”, finalizou.
Também foi tratada, na ocasião, a questão da morosidade no registro de agroquímicos. Além disso, a importância do país desenvolver pesquisa e assistência técnica voltada para a área foi frisada. “O país hoje depende muito mais de tecnologia externa, do que da tecnologia daqui. O Paraná, por exemplo, precisa reativar com urgência suas pesquisas aplicadas”, ressaltou Albuquerque.
Teruo, por sua vez, frisou que em sua atuação parlamentar tem focado especialmente na área da educação e também no setor produtivo. “Tenho um contato muito direto com o produtor, sabemos das necessidades e das carências. Precisamos pensar em diminuir os custos e aumentar a segurança do produtor rural, para que possamos aumentar a competitividade do nosso país no mercado internacional”, concluiu. O parlamentar agradeceu a atenção dispensada e afirmou que está à disposição no que for necessário.