Polícia já apreendeu 59 armas na região de Paranavaí neste ano

O 8º Batalhão de Polícia Militar (8º BPM) anunciou um aumento na apreensão de armas em Paranavaí. Até sexta-feira os policiais já tinham apreendido 59 revólveres, pistolas, garruchas e espingardas. No mesmo período em 2013 foram 34 armas apreendidas, portanto um aumento de 73,52%.
Segundo o subcomandante do 8º BPM, Major Jeferson Luiz de Souza, o aumento das abordagens e o cumprimento de mandados são os motivos para o aumento destas apreensões. Em janeiro foram aprendidas 21 armas, 14 em fevereiro e 17 em março. Nos primeiros dias de abril foram apreendidas sete armas.
O Major explicou essas apreensões ajudaram a diminuir o número de homicídios. Além disso, o subcomandante disse que o número de roubo poderia ser maior, caso as armas não fossem apreendidas.
O subcomandante afirmou que a população tem um papel importante no combate ao desarmamento. Em sua opinião, as pessoas devem fazer denúncias sobre quem possui armas irregularmente. “Através do telefone 181 a pessoa não é identificada. Automaticamente temos a obrigação de investigar o caso. Na confirmação dos fatos fazemos a apreensão”.
CUIDADO – A proximidade com o Paraguai é um dos motivos para haver tantas armas circulando na região de Paranavaí. Além disso, existem as armas que estão legalmente registradas e são furtadas dos proprietários.
“O ladrão está mais nervoso que a vítima. Qualquer movimento mais brusco pode ser interpretado como uma forma de reação. Por isso, o correto é não tentar reagir e fazer de tudo para que o bandido saia o mais rápido possível do local do crime”, disse Souza.