Planejamento urbano é destaque em Curitiba

Muito antes das grandes cidades brasileiras discutirem questões como planejamento urbano, qualidade de vida e acessibilidade, Curitiba já era um exemplo.
Formada a partir de um pequeno povoado que reunia indígenas, portugueses e espanhóis, a cidade foi fundada no dia 29 de março de 1693. Cresceu fortalecida pela chegada de imigrantes alemães, poloneses, ucranianos e italianos ao longo do século XIX. Ao completar 321 anos, Curitiba segue em busca de melhorias que garantam a seus moradores bem estar, mobilidade e preservação do patrimônio ambiental e cultural da cidade.
Para se ter uma ideia de como é antiga a preocupação com o crescimento ordenado da cidade, em 1783, a Câmara de Vereadores da cidade instituiu o primeiro plano de urbanização. Ele determinava o traçado das ruas e disciplinava a localização das novas construções. Cem anos depois foi construído o primeiro parque municipal, reunindo conceitos de preservação ambiental, saneamento e lazer.
Em 1940, o arquiteto francês Alfredo Agache, elaborou um plano para a nova ordenação dos espaços com a construção e grandes avenidas como a Visconde de Guarapuava, Marechal Floriano Peixoto e Sete de Setembro.
Mais recentemente, a partir de 1971, foi aprovado um novo plano diretor onde foram instituídas as ruas exclusivas para pedestres, a integração do transporte coletivo e os corredores de ônibus, entre outros. Em 2009, Curitiba chegou a integrar a lista da Revista Forbes como a terceira cidade mais inteligente do mundo, cujos critérios levavam em conta o desempenho ambiental da cidade, a performance econômica, a mobilidade e a qualidade de vida da população.