Desempenho em mata-mata é trunfo santista

SANTOS – Desde que o Paulista adotou novamente o sistema de mata-mata na reta final, em 2007, só duas vezes o melhor time da primeira fase sagrou-se campeão. Em ambas, foi o Santos, em 2007 e 2010.
Líder da atual edição, o clube do litoral tenta confirmar outra vez esta regra a partir de hoje, às 19h30, contra a Ponte Preta, na Vila Belmiro, pelas quartas de final.
"Vamos tentar manter o futebol excelente”, disse o goleiro santista Aranha, vice em 2008 com a Ponte Preta.
"Acredito que a torcida está gostando. Apesar de ser arriscado, porque a gente se expõe bastante. Mas não dá para mudar agora”, advertiu.
Nas outras duas vezes em que ficou com a taça nesta fórmula de disputa, a equipe santista foi quarta colocada na fase inicial de 2011 e terceira no ano seguinte.
A vantagem de ter campanha superior é jogar em casa. O empate provoca uma disputa de pênaltis. Por isso, o elenco do Santos treinou cobranças.
Como os integrantes da mesma chave não se enfrentaram, santistas e pontepretanos vão duelar pela primeira vez neste ano.
SANTOS – Aranha; Cicinho, Neto, Jubal e Mena; Arouca, Cícero e Geuvânio; Gabriel, Thiago Ribeiro e Leandro Damião. T.: Oswaldo de Oliveira
PONTE PRETA – Roberto; Ferrugem, César, Diego Sacoman e Magal; Bruno Silva, Fernando Bob e Adrianinho; Antônio Flávio, Alemão e Silvinho. T.: Vadão