F-1 começa a revelar nova cara em Melbourne
MELBOURNE, AUSTRÁLIA (Folhapress) – Até aqui foram apenas suposições tiradas de 12 dias de testes. Mas a partir das 22h30 (de Brasília) de hoje, quando os carros forem à pista do Albert Park para o primeiro treino livre do GP da Austrália, que abre o Mundial de F-1, a nova cara da categoria finalmente começará a ser conhecida.
E se todo início de temporada já é marcado pela incerteza, a mudança radical no regulamento técnico deixou tudo ainda mais imprevisível.
"Estou empolgado, porque o que queremos é ver disputas, ultrapassagens e vencedores diferentes", disse Lewis Hamilton, da Mercedes, apontada como uma das favoritas.
Dentre as novidades estão a introdução de um novo motor, que, por ser complexo, passou a ser chamado de unidade de potência. A partir de agora, os carros não terão mais propulsores V8 de 2,4 litros e sim V6 turbo de 1,6 litro.
Outra mudança foi a limitação na quantidade de combustível por corrida, que será de 100 kg por GP, uma redução de cerca de 35%.
A novidade mais visível, porém, foi o rebaixamento dos bico, para evitar possíveis "decolagens" em acidentes.
Tantas mudanças e pouco tempo para testá-las fizeram com que a confiabilidade dos modelos ficasse prejudicada.
Por isso, muitos temem que poucos carros completem a corrida deste domingo, que acontece às 3h (de Brasília).
Ironicamente, uma das equipes que mais sofreu foi a atual tetracampeã Red Bull.
"Não andamos quanto gostaríamos, por isso ainda teremos trabalho a fazer nos treinos livres", afirmou Vettel.
Felipe Massa, que fará sua primeira corrida pela Williams, mantém-se cauteloso, apesar de seu carro ter se mostrado bem competitivo.
NA TV
Treinos livres para o GP da Austrália
22h30 e 2h30 SporTV
E se todo início de temporada já é marcado pela incerteza, a mudança radical no regulamento técnico deixou tudo ainda mais imprevisível.
"Estou empolgado, porque o que queremos é ver disputas, ultrapassagens e vencedores diferentes", disse Lewis Hamilton, da Mercedes, apontada como uma das favoritas.
Dentre as novidades estão a introdução de um novo motor, que, por ser complexo, passou a ser chamado de unidade de potência. A partir de agora, os carros não terão mais propulsores V8 de 2,4 litros e sim V6 turbo de 1,6 litro.
Outra mudança foi a limitação na quantidade de combustível por corrida, que será de 100 kg por GP, uma redução de cerca de 35%.
A novidade mais visível, porém, foi o rebaixamento dos bico, para evitar possíveis "decolagens" em acidentes.
Tantas mudanças e pouco tempo para testá-las fizeram com que a confiabilidade dos modelos ficasse prejudicada.
Por isso, muitos temem que poucos carros completem a corrida deste domingo, que acontece às 3h (de Brasília).
Ironicamente, uma das equipes que mais sofreu foi a atual tetracampeã Red Bull.
"Não andamos quanto gostaríamos, por isso ainda teremos trabalho a fazer nos treinos livres", afirmou Vettel.
Felipe Massa, que fará sua primeira corrida pela Williams, mantém-se cauteloso, apesar de seu carro ter se mostrado bem competitivo.
NA TV
Treinos livres para o GP da Austrália
22h30 e 2h30 SporTV