Jornais impressos são a fonte de informação mais confiável para a população
BRASÍLIA (Folhapress) – O ministro Thomas Traumann (Comunicação Social) disse que o governo não irá mudar o critério de distribuição de verbas de publicidade – um bolo com cerca de R$ 2 bilhões anuais do Executivo e estatais.
Traumann fez o comentário ao divulgar uma pesquisa sobre hábitos de consumo de mídia do brasileiro, encomendada pela Secretaria de Comunicação por R$ 2,4 milhões ao Ibope Inteligência.
O estudo mostra que o brasileiro tem pouco acesso à internet, mas quem o tem gasta mais tempo na rede do que aqueles que assistem TV. Apesar da baixa penetração relativa, os jornais impressos são a fonte de informação mais confiável para a população.
Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados nunca entram na rede e 52% não possuem conexão em casa. Entre os que acessam, o tempo médio de uso diário da rede durante a semana é de 3h39min, dez minutos a mais do que o tempo gasto com a TV.
No total, 97% dos brasileiros afirmam ver TV, 61% ouvem rádio, 25% têm hábito de ler jornal impresso e 15% de ler revista impressa.
Segundo a pesquisa, notícias veiculadas por jornais impressos apresentam maior nível de confiança dos entrevistados (53% afirmam confiar sempre ou muitas vezes, contra 50% do rádio e 49% da TV). A internet tem menor confiabilidade: 28% para sites e 22%, para blogs.
Foram entrevistadas 18.312 pessoas em 848 municípios do país. Realizada entre outubro e novembro de 2013, a pesquisa tem margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
O crescimento da internet é refletido na publicidade estatal: a Secom destinava 8% de suas verbas para a área em 2011, passando a 9,5% em 2012, 11,5% em 2013 e 15% previstos para este ano.
Ao todo, 18.312 pessoas, foram entrevistadas em 848 municípios de todos os Estados e Distrito Federal. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2013 e a margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
Traumann fez o comentário ao divulgar uma pesquisa sobre hábitos de consumo de mídia do brasileiro, encomendada pela Secretaria de Comunicação por R$ 2,4 milhões ao Ibope Inteligência.
O estudo mostra que o brasileiro tem pouco acesso à internet, mas quem o tem gasta mais tempo na rede do que aqueles que assistem TV. Apesar da baixa penetração relativa, os jornais impressos são a fonte de informação mais confiável para a população.
Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados nunca entram na rede e 52% não possuem conexão em casa. Entre os que acessam, o tempo médio de uso diário da rede durante a semana é de 3h39min, dez minutos a mais do que o tempo gasto com a TV.
No total, 97% dos brasileiros afirmam ver TV, 61% ouvem rádio, 25% têm hábito de ler jornal impresso e 15% de ler revista impressa.
Segundo a pesquisa, notícias veiculadas por jornais impressos apresentam maior nível de confiança dos entrevistados (53% afirmam confiar sempre ou muitas vezes, contra 50% do rádio e 49% da TV). A internet tem menor confiabilidade: 28% para sites e 22%, para blogs.
Foram entrevistadas 18.312 pessoas em 848 municípios do país. Realizada entre outubro e novembro de 2013, a pesquisa tem margem de erro de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.
O crescimento da internet é refletido na publicidade estatal: a Secom destinava 8% de suas verbas para a área em 2011, passando a 9,5% em 2012, 11,5% em 2013 e 15% previstos para este ano.
Ao todo, 18.312 pessoas, foram entrevistadas em 848 municípios de todos os Estados e Distrito Federal. A pesquisa foi realizada entre os meses de outubro e novembro de 2013 e a margem de erro é de 1 ponto percentual, para mais ou para menos.