Esvaziado, clássico carioca opõe rivais de olho na Libertadores
Com o Botafogo praticamente fora das semifinais do Campeonato Carioca e a liderança folgada do Flamengo, o clássico perdeu apelo e ficou esvaziado.
O time alvinegro é apenas o sexto colocado, com 16 pontos, oito a menos que o Cabo-friense, atual quarto colocado. Restando três rodadas para o fim da Taça Guanabara, o técnico botafoguense Eduardo Hungaro decidiu priorizar totalmente a Libertadores. Na quarta-feira, a equipe vai ao Equador para enfrentar o Independiente Del Valle.
A novidade botafoguense no clássico será o meia paraguaio Zeballos, que veio do Olimpia. "Espero poder jogar contra o Flamengo, já enfrentei pelo Olimpia e pude fazer gols. Tomara que possa marcar novamente e ganhar, pois é uma partida importante para nós", disse o atleta.
Embora também jogue pela Libertadores na quarta-feira – contra o Bolívar, no Maracanã -, o Flamengo terá quase todos os seus titulares no clássico. O time rubro-negro tem 31 pontos e pode garantir o título da Taça Guanabara se vencer domingo e o vice-líder Fluminense tropeçar ante o Duque de Caxias.
Lesionados, André Santos e Elano ficam fora. Assim, João Paulo entra na lateral esquerda, e Márcio Araújo ganha chance no meio-campo. No ataque, o centroavante Hernane treinou hoje e retorna à equipe após ficar fora na vitória por 2 a 0 sobre o Bonsucesso.
BOTAFOGO
Hélton Leite; Lucas, Dankler, André Bahia e Júnior César; Bolatti, Aírton, Renato, Daniel e Zeballos; Henrique. Técnico: Eduardo Hungaro
FLAMENGO
Felipe; Léo Moura, Wallace, Samir e João Paulo; Cáceres, Muralha, Márcio Araújo, Gabriel e Everton; Hernane. Técnico: Jayme de Almeida
Estádio: Maracanã, no Rio
Horário: 18h30
Árbitro: Daniel de Sousa Macedo
Classificado, Fluminense poupa titulares
Com vaga garantida nas semifinais do Campeonato Carioca, o Fluminense poupará jogadores nas últimas três rodadas da Taça Guanabara. Neste domingo, contra o Duque de Caxias, o técnico Renato Gaúcho dará descanso a pelo menos cinco de seus principais atletas.
A partida acontece às 16h, no estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda. Com 26 pontos, a equipe das Laranjeiras é vice-líder da fase de classificação, cinco a menos que o Flamengo e dois à frente do Vasco. Já o Duque de Caxias, com oito, é vice-lanterna e está na zona de descenso.
O centroavante Fred treinou em sua folga após defender a seleção brasileira no amistoso contra a África do Sul, mas vai encabeçar a lista de poupados. Outros que ficam fora domingo por decisão de Renato Gaúchos são Valencia, Diguinho, Conca, Rafael Sobis.
O Fluminense também não terá Carlinhos, lesionado, e Gum, suspenso. "Falei que daria oportunidades a todos. E elas estão chegando. A ordem é, com respeito, buscar a vitória", disse o treinador. "Vou tirar, pois os jogadores estão desgastados, atuando praticamente em todos os jogos".