Industriais do Vestuário e Têxtil traçam plano de ação para fortalecer a competitividade do setor

CURITIBA – As indústrias do setor do Vestuário e Têxtil do Paraná deverão ter, em breve, um instituto exclusivo, voltado a seu desenvolvimento, com ações que aumentem a competitividade frente a concorrentes nacionais e de outros países.
A decisão foi tomada como uma das prioridades para 2014 pelo Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).
Os presidentes dos sindicatos que integram o conselho também definiram outras estratégias para fortalecer o segmento, com datas definidas para o início de cada etapa e um responsável para cada ação.
A expectativa dos defensores da criação do instituto é que a iniciativa mobilize em seu entorno escolas de moda, fornecedores, governo do Estado, representantes do legislativo, Sistema Fiep, Sebrae e universidades.
Em longo prazo, a expectativa é de que a entidade seja um polo atrativo de outras empresas ligadas ao setor e ponto inicial de um distrito industrial vocacional, com benefícios fiscais. “Da forma como a ação está desenhada, sabemos que precisaremos de 10, 15 anos. Mas é necessário dar início a estas ações já”, pontuou Marcelo Surek, coordenador do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário e Têxtil.