Governo nomeia professores formados pela Vizivali que fizeram curso de capacitação

CURITIBA – O governador Beto Richa nomeou, ontem, 130 professores e pedagogos para o Quadro Próprio do Magistério (QPM).
Eles passaram no concurso em 2007, mas não puderam assumir as vagas porque fizeram o curso de capacitação pela Faculdade Vizinhança Vale do Iguaçu (Vizivali), que à época não obteve o reconhecimento do Ministério da Educação.
A busca por uma solução se arrastou por dez anos. Assim que assumiu o governo, Beto Richa deu encaminhamento à questão e em seis meses resolveu o impasse.
“Foram convocadas as universidades estaduais para aplicar um curso de capacitação e acabar com o problema de mais de 30 mil professores. Foi uma grande conquista para eles e a comprovação de que este governo zela pelo bem estar de seus professores e pela educação de qualidade no nosso estado”, disse o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdir Rossoni, que esteve presente na solenidade de nomeação dos novos servidores.
O governador Beto Richa falou do bom momento vivido pela educação do Paraná, com os avanços na carreira do magistério que resultou em mais de 50% de aumento salarial e da implantação da hora-atividade. Segundo Richa, a nomeação dos 130 servidores é mais um passo no compromisso com a valorização deste importante setor no Estado.
Solange Budanoschi disse que sente alívio e felicidade pela nomeação, ocorrida sete anos após a realização do concurso público. “A justiça foi feita. Me sinto muito gratificada, pois poderei exercer o meu trabalho como concursada.”
Fávio Arns, vice-governador e secretário de Educação, disse que o curso de capacitação ofertado pelo Governo do Estado para solucionar o problema dos alunos da Vizivali trouxe ainda mais condições para que esses professores exerçam a profissão. “Quando eles tinham feito a Vizivali, seriam professores da educação infantil, até o quinto ano. Com o aproveitamento nos cursos de qualificação, passaram a ser pedagogos e agora podem atuar em qualquer nível de ensino.”