Residência Agronômica terá seleção dia 15/2

A nona turma do Programa de Residência em Engenharia Agronômica está sendo organizada. A prova de seleção será no dia 15 de fevereiro, em Maringá.
São seis vagas para atuar nas usinas do Norte e Noroeste do Paraná. Os engenheiros agrônomos recém-graduados interessados em participar devem se inscrever até sexta-feira (7/2) na sede da Alcopar – Av. Carneiro Leão, 135 salas 903 e 904 – CEP: 87013-080 – Maringá (PR) – telefone (44) 3225-2929; ou na secretaria do Programa de Residência em Engenharia Agronômica Instituto de Agronomia – UFRRJ – antiga estrada Rio-São Paulo, km 47 – CEP: 23851-970 – Seropédica (RJ) – telefone (21) 3787-3692.
A residência é um programa voltado a engenheiros agrônomos formados à no máximo três anos que visa promover o aprimoramento de conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao exercício da Agronomia especializada em cana de açúcar. Para isso é feito um intensivo treinamento profissional em serviço, sob supervisão, além de desenvolver senso de responsabilidade ética no exercício das atividades profissionais.
O programa realizado pela Alcopar em parceria com a UFPR e UFRRJ, iniciou em 2005 e em sua nona edição, já capacitou mais de 300 profissionais de todo o País, sendo que cerca de 150 são paranaenses.
“É um programa que se destaca pela qualidade na formação de mão de obra. O Paraná se tornou um celeiro de engenheiros agrônomos especializados no setor sucroenergético”, afirmou o professor da UFRRJ, Eduardo Lima, coordenador do programa. Também é porta de entrada no mercado de trabalho. Cerca de 90% dos residentes foram absorvidos pelas usinas do Estado, sendo que alguns, hoje, exercem cargos de gerência e coordenação.
A relação dos aprovados será divulgada na secretaria do Programa de Residência a partir do dia 27 de fevereiro. Mais informações no site da Alcopar – www.alcopar.com.br ou no site da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – www.ufrrj.br.
PROVAS E CURRÍCULO – Além da prova escrita sobre conhecimentos relativos à área de atuação, são usados como critérios de seleção uma entrevista sobre conhecimentos pessoais ou técnicos e a avaliação do currículo, baseando-se na quantidade e qualidade de títulos obtidos e atividades desenvolvidas pelo candidato, levando-se em consideração o tempo de graduação.
Todo candidato que obtiver nota final superior a sete é aprovado. Mas estes são chamados a ocupar as vagas por ordem decrescente de notas.
O residente recebe remuneração mensal, sob forma de bolsa, equivalente, no mínimo, a uma bolsa de aperfeiçoamento dos Órgãos Financiadores de Pesquisa do Governo Federal, que atualmente é de R$ 1.350,00 e um seguro pessoal.
A duração da residência é de um ano com 1.920 horas em regime de 40 horas semanais. Além do treinamento profissional em atividades práticas, sob supervisão, é ofertado um curso de aperfeiçoamento (160 horas aula) sobre cana de açúcar.

Documentos para a Inscrição
– Requerimento de inscrição
– Histórico Escolar Oficial (cópia)
– Diploma de Graduação em Engenharia Agronômica (cópia) ou Atestado Oficial de Órgão Responsável pela Graduação
– Curriculum Vitae devidamente documentado (cópia)
– Três fotografias 3×4
– Carteira de Identidade (cópia)
– CPF (cópia)
– Carteira do CREA (recém-formados selecionados deverão apresentar registro provisório até abril de 2014) (cópia)