Catedral Maria Mãe da Igreja passará por reformas e ampliações

A Catedral Maria Mãe da Igreja será reformada. As obras começarão pela parte externa e se estenderão para o interior da igreja, com ampliação das instalações e mudanças nos projetos elétrico, acústico e de iluminação. A expectativa é que a comunidade de Paranavaí e região veja tudo terminado em 2018, quando a Diocese completará 50 anos.
A primeira etapa das obras consistirá na construção da Capela Diocesana, bem ao lado da igreja. Após a conclusão da nova edificação, será a vez de fazer outra sacristia, esta, mais ampla. Haverá, ainda, salas de reuniões e auditório com capacidade aproximada de 150 pessoas.
Na parte interna, troca do forro, replanejamento elétrico, instalação de aparelhos de ar condicionado, modernização dos equipamentos de som, troca das janelas e do piso.
O bispo dom Geremias Steinmetz disse que a reforma seguirá regras litúrgicas e tornará o templo mais confortável e aconchegante para os fiéis católicos que frequentam o local. “Falta infraestrutura. Precisamos de mais espaço para além das celebrações. [A igreja] já está defasada”, avaliou.
Do ponto de vista pastoral, os resultados também serão positivos. Foi o que afirmou o padre Inácio Schiroff, pároco da Catedral Maria Mãe da Igreja. É que mais espaço para a realização das reuniões garantirá maior integração dos diversos grupos que compõem a comunidade.
APOIO – Dom Geremias Steinmetz disse que a participação dos fiéis será fundamental para o andamento das obras. Primeiro porque é preciso que os católicos compreendam a necessidade da reforma. Mas, também, porque será necessário contar com a colaboração de todos, com contribuição financeira e apoio no que for possível.
 “A Catedral Maria Mãe da Igreja é o lugar central para a fé de nossa comunidade”, argumentou o bispo. Por isso, a expectativa é positiva. “Espero que haja participação de todos. Será a prova da importância que Deus tem na construção de uma humanidade cada vez melhor”.
De acordo com dom Geremias Steinmetz, uma comissão foi formada para fazer contato com os fiéis católicos e pedir o apoio de todos. A maneira como a abordagem será feita ainda está sendo planejada. Mesmo assim, o padre Inácio Schiroff reforçou o apelo: “Convido as pessoas para serem colaboradoras”.
INÍCIO – Na manhã de ontem, integrantes da comunidade estiveram na Catedral Maria Mãe da Igreja para dar início ao projeto de reforma da igreja. Profissionais do setor da construção civil e coordenadores de pastorais conversaram sobre as obras.