Missão francesa visita Paranavaí hoje

Paranavaí recebe hoje a visita de uma missão da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) que chegou ao Paraná na segunda-feira para avaliar um conjunto de projetos apresentados pelo Governo do Estado para apoiar políticas de tratamento de resíduos sólidos nos municípios. Paranavaí será a primeira cidade do estado a receber projeto piloto na área ambiental financiado pela AFD.
Às 10 horas o grupo será recebido pelo prefeito Rogério Lorenzetti em seu gabinete de trabalho. Na sequência, a comitiva visita o aterro sanitário e a APA (Área de Preservação Ambiental). Às 14 horas a comitiva participa de uma reunião do Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental (Cica) na Aciap e logo em seguida participa de visitas a locais que trabalham com a separação do lixo reciclável.
O Consórcio Intermunicipal Caiuá – Ambiental foi criado há aproximadamente dois anos com o objetivo de unir forças para conseguir mais recursos e investir em projetos e ações para o desenvolvimento da região, inclusive financiamentos internacionais. Isso significa que, ao invés de tratar de projetos separadamente com cada município, os governos Federal e Estadual podem negociar diretamente com a entidade, que tem mais representatividade e força política.
SOBRE A MISSÃO – A delegação é composta por três membros da AFD: David Fardel (líder do projeto/Divisão de Instituições Financeiras), Clémentine Dardy (Divisão de Desenvolvimento Urbano) e Laure Schalchi (Gerente de Projetos/Escritório AFD Brasília), além de consultores, tradutor, representantes da Secretaria Estadual de Meio Ambiente – incluindo o secretário Luiz Eduardo Cheida – e da Fomento Paraná.
O grupo ficará no Paraná até a próxima semana discutindo projetos relacionados ao tratamento de resíduos sólidos em encontros com técnicos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Instituto das Águas, Instituto Ambiental, Sanepar, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Paranacidade, que integram o Comitê Gestor do Programa Paraná Sem Lixões, além da própria Fomento Paraná.
Os projetos serão desenvolvidos por meio de uma linha de financiamento aprovada pela AFD para a Fomento Paraná, no valor de R$ 320 milhões. O objetivo desta linha é atender projetos públicos e do setor privado no Paraná para cumprir a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina o fim dos lixões a céu aberto até agosto de 2014.