Biblioteca Júlia Wanderley recebe doação de livros de Portugal

Na semana passada, a Biblioteca Municipal Júlia Wanderley recebeu de Portugal uma doação de dez livros novos de autores lusitanos. A iniciativa partiu do paranavaienses Raoni Torrente, da Editora Clube do Autor – de Lisboa, Portugal. Entre os livros doados estão “Os Maias”, de Eça de Queirós; “Vida e Alma”, de Helena Sacadura Cabral; “E Tudo Era Possível”, de José Jorge Letria; “Equador”, de Miguel Sousa Tavares; “Os Portugueses”, de Barry Hatton; “Fernando Pessoa – Mensagem Comentada”, de Miguel Real; e “Cafuné”, de Mário Zambujal.
“Também recebemos outros dois livros sobre a história de Portugal. Esses já foram emprestados para uma leitora portuguesa que mora aqui em Paranavaí”, explica a coordenadora da Biblioteca Júlia Wanderley, Esther Ferezin Camargo. As obras fazem parte do acervo de publicações da Editora Clube do Autor. Vale lembrar que em novembro do ano passado a biblioteca recebeu cem livros do Itaú Cultural.
De acordo com Esther, os livros estão com preços mais acessíveis, o que estimula o aumento de doações. “Aproveito a oportunidade para agradecer todos aqueles que já nos deram pelo menos um livro”, destaca. A Biblioteca Júlia Wanderley aceita doações o ano todo. A única recomendação é que os leitores doem apenas obras em bom estado. “Costumamos ressaltar isso porque já recebemos obras faltando páginas, sujas ou rasgadas”, explica.
Em fevereiro, a biblioteca vai retomar dois projetos literários que visam incentivar o interesse pela leitura. Um é o “Conversa Entre Amigos”, idealizado pelo ex-deputado federal Marcelo Almeida, em que os leitores são convidados a ler um mesmo livro, mas dentro de um prazo. Mais tarde, é agendado um encontro para a discussão das impressões da obra. O outro é um grupo de leitura que se reúne toda terça-feira, das 19h às 20h. “Temos outros projetos que serão retomados no decorrer do ano”, adianta Esther Ferezin. (Por David Arioch)
Serviço
A Biblioteca Municipal Júlia Wanderley fica ao lado do Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa e funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.