42% dos imóveis de Paranavaí já estão com o IPTU 2014 quitado

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Fazenda apontou que até o dia 8 de janeiro (quarta-feira) 42,38% dos imóveis de Paranavaí já estavam com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2014 quitado. Isso significa que, dos quase 44 mil imóveis lançados pela Prefeitura, mais de 18.600 aproveitaram o desconto de 20% para pagamento à vista do imposto.
Segundo o secretário de Fazenda, Gilmar Pinheiro, o índice de pagamentos já é maior que no ano passado. “Fizemos um levantamento de 1º de dezembro de 2013 até o dia 08 de janeiro de 2014, e constatamos que o recebimento do IPTU já é 22,84% maior do que no mesmo período do ano passado. Na nossa avaliação isso mostra que a população está confiante no trabalho que a Prefeitura vem desenvolvendo. Este é um recurso que fica na cidade, para ser investido em educação, saúde, infraestrutura, etc. A expectativa é de que os contribuintes fujam da inadimplência e a arrecadação seja maior do que em 2013”, enfatiza Pinheiro.
PRAZOS – Para quem ainda quiser aproveitar o desconto de 20% para pagamento à vista do IPTU e da taxa de coleta de lixo, o prazo termina nesta sexta-feira, 10 de janeiro. Quem perder esse prazo terá outras duas datas para quitar o imposto com desconto: até 10 de fevereiro (15%) e 10 de março (10%).
Já quem optar pelo pagamento parcelado poderá dividir o imposto em até 10 vezes sem desconto, sendo que o último vencimento não poderá ser superior a 30 de outubro. Para isso, o contribuinte deve retirar o boleto na Prefeitura Municipal, que está funcionando em horário especial até o dia 14 de janeiro: das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 17h30.
TAXA DE COLETA DE LIXO – Para o pagamento da taxa de coleta de lixo, o contribuinte conta com as mesmas opções de prazos e descontos do IPTU. Se o contribuinte não optar por nenhum dos pagamentos com desconto ou parcelado, em abril a Prefeitura envia uma nova notificação comunicando que a taxa de coleta de lixo será enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água.

Isenção do imposto
“Este ano houve um aumento no número de carnês de IPTU lançados em Paranavaí. Isto porque fizemos um estudo com o setor técnico e verificamos que até ano passado nós não lançávamos os imóveis isentos, como prédios de associações de moradores, prédios de repartições públicas, igrejas, etc. Desta vez, todos receberam o carnê para pagamento e quem avaliar que tem direito à isenção, deve vir ao setor de Arrecadação da Prefeitura e protocolar um requerimento solicitando a revisão de seu cadastro. Se o imóvel estiver dentro das condições de ser isento, nós vamos conceder, sem problemas”, destacou o secretário de Fazenda, Gilmar Pinheiro.
Ainda segundo o secretário, a medida foi tomada porque muitas vezes há alteração nas características de uso do imóvel e ele deixa de ter direito à isenção. “O que acontece é que onde havia uma igreja no ano passado, por exemplo, hoje é um estabelecimento comercial ou uma residência. E não é justo que o proprietário continue com a isenção de pagamento do IPTU sendo que houve a mudança de característica de uso do imóvel”, ressaltou.