Presidente da Cocamar será homenageado pelo governo com a Ordem Estadual do Pinheiro

Na manhã desta quinta-feira, dia 19 de dezembro, o Paraná completa 160 anos de emancipação política e, para marcar a data, o governador Beto Richa vai homenagear 50 personalidades com a Ordem Estadual do Pinheiro.
Um dos escolhidos para receber a congratulação – a mais importante do Estado e que está programada para as 10h no Palácio Iguaçu -, é o presidente da Cocamar Cooperativa Agroindustrial, Luiz Lourenço.
De acordo com informações obtidas junto ao governo do Estado, os homenageados foram escolhidos pelo destaque em suas áreas de atuação e por contribuírem para o desenvolvimento do Paraná.
“É uma grande honra ser lembrado”, comenta Luiz Lourenço, que tem 71 anos e dirige a Cocamar desde o final de 1989.
Uma de suas propostas tem sido, justamente, levar adiante projetos voltados a promover o desenvolvimento econômico das regiões onde a cooperativa atua.
Entre outras iniciativas marcantes, a divulgação do até então desconhecido sistema de café em modelo superadensado, que trouxe novo alento à atividade, e a introdução da cultura da canola no Brasil como opção para o período de inverno.
Mas Lourenço tem se destacado, principalmente, desde 1997, por sua firme atuação em defesa do programa de integração lavoura, pecuária e floresta. Algo que, segundo ele, poderá dinamizar e revitalizar a economia de mais de uma centena de municípios da região noroeste do Paraná, onde predomina uma pecuária de baixo retorno.
No plano nacional, a integração, com seu perfil inovador e sustentável, pode ajudar o país a se consolidar como um dos principais celeiros de produção de alimentos do mundo, apenas aproveitando pastos degradados e sem a necessidade de desmatamento.