Para frear Vettel, F-1 dobra pontuação da última prova

SÃO PAULO (Folhapress) – Quatro anos de domínio de Sebastian Vettel e de sua Red Bull foram o suficiente. Ontem, a FIA anunciou um pacote de novidades para a F-1 cuja principal medida visa evitar que o Mundial seja definido com várias etapas de antecipação, como ocorreu neste ano e em 2011, em ambos por "culpa” do alemão.
A partir da temporada que vem, pela primeira vez na história da principal categoria do automobilismo, a última corrida do campeonato valerá o dobro de pontos, tanto para o Mundial de Pilotos como para o de Construtores.
Com isso, o GP de Abu Dhabi, que encerra a temporada de 2014 em 23 de novembro, irá distribuir 50 pontos a seu vencedor, 36 ao segundo colocado, 30 ao terceiro e assim por diante, até dar dois ao décimo colocado na corrida.
A decisão foi tomada ontem, em Paris, durante reunião do Grupo Estratégico da F-1 e não precisará ser submetida a nenhuma outra instância para entrar em vigor.
No comunicado distribuído ontem, a Federação Internacional de Automobilismo diz que a novidade visa "maximizar o foco do campeonato até o fim da campanha”.