Donos de imóveis começam a receber carnê do IPTU

A Prefeitura de Paranavaí inicia nesta segunda-feira o encaminhamento dos carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2014 para a agência dos Correios. Ao todo, são cerca de 43 mil carnês que começarão a ser entregues aos contribuintes. Mais de 9.300 carnês são de imposto territorial (terrenos vazios como condomínios em execução e loteamentos) e pouco mais de 32 mil de imposto predial (com edificação).
Também serão entregues carnês nos imóveis isentos, como prédios de associações de moradores, prédios de repartições públicas, igrejas, etc. Quem avaliar que tem direito à isenção, deve ir ao setor de Arrecadação da Prefeitura e protocolar um requerimento solicitando a revisão de seu cadastro. “Se o imóvel estiver dentro das condições de ser isento, nós vamos conceder, sem problemas”, destacou o secretário de Fazenda do município, Gilmar Pinheiro.
O secretário explica que muitas vezes há alteração nas características de uso do imóvel e ele deixa de ter direito à isenção. Onde havia uma igreja, por exemplo, hoje pode ser um estabelecimento comercial ou uma residência. “Não é justo que o proprietário continue com a isenção de pagamento do IPTU sendo que houve a mudança de característica de uso do imóvel”, ressaltou Pinheiro.
REAJUSTE/IPTU – É de 5,69% o reajuste do valor do IPTU 2014 em relação a 2013. E o reajuste vale também para as taxas de coleta de lixo, combate de incêndio, conservação de vias e iluminação pública.

Pagamento com desconto
O vencimento da primeira parcela do IPTU será no dia 10 de janeiro/2014. Os contribuintes que fizerem o pagamento à vista até esta data terão um desconto de 20%.
Já para quem optar pagar até o dia 10 de fevereiro, o desconto será de 15%. O último desconto é de 10% e deve ser pago até o dia 10 de março.
Há ainda a possibilidade de fazer o parcelamento dos valores em 10 vezes sem desconto. Para isso, o contribuinte deve ir até a Prefeitura para retirar o boleto.
Para o pagamento da taxa de coleta de lixo, o contribuinte conta com as mesmas opções de prazos e descontos do IPTU. Se o contribuinte não optar por nenhum dos pagamentos com desconto ou parcelado, em abril a Prefeitura envia uma nova notificação comunicando que a taxa de coleta de lixo será enviada automaticamente para a Sanepar e parcelada em 8 vezes para pagamento junto com a fatura de água.
Os proprietários de terrenos sem edificação que moram em Paranavaí e região e que não estão com o endereço cadastrado junto ao município deverão retirar o carnê na Prefeitura (no setor de Arrecadação), também a partir da próxima semana, mediante apresentação de documento pessoal.