Sem indicação para curso de Medicina, Paranavaí deve apresentar recurso

Paranavaí está fora da pré-seleção de cidades que estão pleiteando a implantação do Curso de Medicina, dentro do Programa Mais Médicos. Mas, deve apresentar recurso ao Ministério da Educação, conforme antecipou ontem o secretário de Saúde Agamenon Arruda de Souza.
No Paraná foram três municípios indicados – dois na região Macronoroeste – Umuarama e Campo Mourão. A terceira cidade é Guarapuava.
Arruda de Souza demonstrou otimismo na reversão do resultado. Uma equipe da secretaria estava ontem à tarde em contato para saber detalhes da seleção e razões para a exclusão.
Conforme edital de outubro deste ano, serão analisadas a relevância e necessidade social, a estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde disponíveis na cidade e, por fim, análise do projeto de melhoria na estrutura da saúde no âmbito do município. Nas cidades escolhidas o curso será oferecido por instituição particular de ensino.
Paranavaí se inscreveu no “Mais Médicos” no mês passado, conforme divulgou o prefeito Rogério Lorenzetti, através da assessoria de comunicação. O programa prevê a criação de mais 11.447 vagas de graduação em medicina, bem como mais de 12 mil vagas em residência médica.
Por ocasião do anúncio, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, antecipou que será formado um cadastro de municípios considerados habilitados a receber os cursos de graduação de medicina. O programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).