Design das lojas de franquias do “O Boticário” está entre os melhores
O novo design das lojas O Boticário, que está sendo aplicado nas 3.550 unidades da marca, será um dos 36 concorrentes ao prêmio de melhor design de loja, promovido pela Euroshop 2014, feira do Varejo que acontece em Dusseldorf, na Alemanha, em fevereiro de 2014, e é considerada a maior do mundo com mais 2 mil expositores de 53 países.
Idealizado pelo arquiteto Julio Takano, sócio da KT Soluções para o Varejo, o case é o único brasileiro a ser indicado para concorrer à categoria.
O prêmio não aceita inscrições: consultores colaboradores da Euroshop descobrem e indicam o melhor case de cada país. No Brasil, a escolha ficou a cargo de Eugenio Foganholo, diretor da MIXXER Desenvolvimento Empresarial, consultoria especializada em bens de consumo e varejo e um dos especialistas da equipe internacional da Euroshop que faz a avaliação e indicação dos cases design de varejo no Brasil.
O Euroshop Retail Design Award é oferecido anualmente para a loja que melhor expressa excelência em desenho de lojas. “É considerado um dos mais importantes prêmios em todo o mundo no setor”, diz Foganholo. Um júri formado por sete especialistas irá escolher as três lojas finalistas e, consequentemente, a ganhadora.
“O fato de ter sido indicado já é um prêmio para nós”, declara Takano. O novo design do Boticário teve um investimento de R$ 1 bilhão para os próximos quatro anos. O projeto aposta em três pilares na comunicação com os clientes: interatividade, regionalização e experiência com os produtos da marca nos pontos de venda.
No projeto, as vitrines tradicionais dão espaço a vitrines virtuais, com telas touchscreen e conteúdos interativos. No interior da loja, o cliente tem disponível tablets, onde podem tirar fotos dos produtos e enviar para familiares e amigos, como sugestões de presentes. Um totem fornece informações sobre atrações artísticas locais de onde o empreendimento está localizado.
“A tecnologia foi utilizada no sentido do cliente da loja interagir ao máximo com os produtos da loja”, explica Takano, sócio da KT Soluções para o Varejo. “A ideia foi criar um conceito de conexão emocional e de experimentação dos consumidores com a marca”, afirma. O projeto foi desenvolvido em 18 meses e envolveu a realização de pesquisas em mercados como Hong Kong, Londres e Nova York.
“O projeto alia diversos aspectos inovadores, em particular a imensa carga experiencial que oferece ao cliente que, de forma lúdica, interage, aprende, informa-se, experimenta e compra num ambiente preparado para gerar imersão nas categorias da loja”, descreve Eugenio. “E isso tudo num espaço padrão diminuto de 32 m²”. O consultor lembra ainda que o projeto engloba fundamentos de store design como iluminação, layout, expositores feitos sob medida para as categorias de produtos, diferentes texturas, cores e formas. “Em última análise, é uma verdadeira reinvenção do conceito já vitorioso do Boticário”.
Idealizado pelo arquiteto Julio Takano, sócio da KT Soluções para o Varejo, o case é o único brasileiro a ser indicado para concorrer à categoria.
O prêmio não aceita inscrições: consultores colaboradores da Euroshop descobrem e indicam o melhor case de cada país. No Brasil, a escolha ficou a cargo de Eugenio Foganholo, diretor da MIXXER Desenvolvimento Empresarial, consultoria especializada em bens de consumo e varejo e um dos especialistas da equipe internacional da Euroshop que faz a avaliação e indicação dos cases design de varejo no Brasil.
O Euroshop Retail Design Award é oferecido anualmente para a loja que melhor expressa excelência em desenho de lojas. “É considerado um dos mais importantes prêmios em todo o mundo no setor”, diz Foganholo. Um júri formado por sete especialistas irá escolher as três lojas finalistas e, consequentemente, a ganhadora.
“O fato de ter sido indicado já é um prêmio para nós”, declara Takano. O novo design do Boticário teve um investimento de R$ 1 bilhão para os próximos quatro anos. O projeto aposta em três pilares na comunicação com os clientes: interatividade, regionalização e experiência com os produtos da marca nos pontos de venda.
No projeto, as vitrines tradicionais dão espaço a vitrines virtuais, com telas touchscreen e conteúdos interativos. No interior da loja, o cliente tem disponível tablets, onde podem tirar fotos dos produtos e enviar para familiares e amigos, como sugestões de presentes. Um totem fornece informações sobre atrações artísticas locais de onde o empreendimento está localizado.
“A tecnologia foi utilizada no sentido do cliente da loja interagir ao máximo com os produtos da loja”, explica Takano, sócio da KT Soluções para o Varejo. “A ideia foi criar um conceito de conexão emocional e de experimentação dos consumidores com a marca”, afirma. O projeto foi desenvolvido em 18 meses e envolveu a realização de pesquisas em mercados como Hong Kong, Londres e Nova York.
“O projeto alia diversos aspectos inovadores, em particular a imensa carga experiencial que oferece ao cliente que, de forma lúdica, interage, aprende, informa-se, experimenta e compra num ambiente preparado para gerar imersão nas categorias da loja”, descreve Eugenio. “E isso tudo num espaço padrão diminuto de 32 m²”. O consultor lembra ainda que o projeto engloba fundamentos de store design como iluminação, layout, expositores feitos sob medida para as categorias de produtos, diferentes texturas, cores e formas. “Em última análise, é uma verdadeira reinvenção do conceito já vitorioso do Boticário”.