Paranavaí é o 32º município do Estado em geração de emprego

Foram divulgados os números de outubro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
De acordo com o resultado, Paranavaí ficou com a 32ª colocação entre os municípios com mais de 30 mil habitantes. Foram 1.147 contratações e 1.105 desligamentos: saldo positivo de 42 novos postos de trabalho com carteira assinada.
O desempenho foi inferior ao do mês anterior, quando a economia de Paranavaí gerou 118 empregos, deixando o município com a 28ª posição no ranking estadual. O saldo também foi menor do que o registrado em outubro do ano passado, quando foram criados 49 empregos formais.
O gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Carlos Henrique Scarabelli, destaca que foi o mês de outubro com maior número de admissões em toda a história. Ao mesmo tempo, foi o que registrou mais demissões.
Na avaliação dele, o recorde na geração de postos do trabalho está ligado diretamente ao crescimento do comércio, “devido à temporada de verão, aos empregos temporários e às vendas de final de ano”. Em contrapartida, o alto índice de desligamentos ficou por conta das atividades do agronegócio.
De qualquer forma, a situação é favorável. “O comércio teve saldo positivo de 88 empregos. É importante porque somos referência na economia de toda a região e estamos nos fortalecendo”, destaca Scarabelli. Nos próximos meses, os resultados deverão ser ainda melhores, segundo análise do gerente da Agência do Trabalhador.
NO ESTADO – O relatório do Caged mostra que Cascavel foi o município paranaense que mais gerou emprego em outubro (942). Depois, aparecem no ranking Curitiba (549) e Maringá (355). Umuarama ficou na 23ª colocação (71), Campo Mourão assumiu a 25ª posição (65) e Cianorte ficou em 34º lugar (41).