Projeto estimula o entrosamento entre alunos do ensino regular e classe especial

Foi realizado quinta-feira o encerramento de mais uma edição do Projeto Comunicação Fraterna, que trabalha a interação e o entrosamento entre os alunos do ensino regular e das salas especiais da rede municipal de ensino. Neste ano, cerca de 700 estudantes de 15 escolas do município participaram do projeto.
O projeto busca estimular o entrosamento entre os alunos dos 4º anos do ensino regular e das classes especiais por meio da troca de cartas. Primeiro, os alunos das salas especiais preenchem fichas com informações pessoais que são repassadas aos alunos do ensino regular. A partir dessas informações, eles escrevem cartas que são enviadas aos alunos da educação especial juntamente com uma lembrancinha. A entrega das correspondências conta com a ajuda do Correios, que tem sido um importante parceiro.
“Essas cartas acabam se transformando em um elo entre os estudantes, e ajuda a motivar a leitura e a compreender melhor a funcionalidade da escrita”, conta Vânia Elis Souza, uma das coordenadoras do projeto.
PROGRAMA AGRINHO – Em novembro do ano passado, o Projeto Comunicação Fraterna conquistou o 5° lugar no Programa Agrinho, desenvolvido há 17 anos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR). O projeto é uma idealização das Supervisoras da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) Sônia Brum, Terezinha Plaça e Vânia Elis Souza.