Messi acaba com jejum, e Barça avança

SÃO PAULO (Folhapress) – Criticado pelas últimas atuações, o atacante Lionel Messi acabou com um jejum de três jogos sem marcar e ajudou o Barcelona a derrotar o Milan por 3 a 1, em casa, e assegurar com duas rodadas de antecedência a vaga para as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa.
O argentino balançou as redes duas vezes, chegou a seis gols nesta edição e 65 em sua história na competição.
Está a seis de alcançar Raúl (ex-Real Madrid e Schalke 04) e virar o maior goleador do principal torneio interclubes da Europa.
O melhor jogador do mundo não marcava um gol desde o confronto anterior com o Milan, em 22 de outubro.
Ele passou em branco contra Real Madrid, Celta e Espanyol, o que levantou dúvidas sobre sua condição física e fez até o técnico Tata Martino, seu compatriota, brincar que o Barcelona está em crise.
Messi não teve uma atuação brilhante. Mas foi objetivo. Finalizou somente três vezes e anotou dois gols.
O camisa 10 encerrou seu jejum ao converter um pênalti duvidoso anotado sobre Neymar, aos 30 min de jogo.
O Barcelona fez 2 a 0 em cabeçada de Busquets e viu sua vantagem ser reduzida ainda antes de ir para o intervalo, quando Piqué marcou contra ao tentar interceptar cruzamento do brasileiro Kaká.
A vitória e a vaga só se tornaram uma certeza quando Messi tabelou com Fàbregas e tocou por cima do goleiro Abbiati para definir o placar.
Os 10 pontos em quatro jogos asseguram o Barcelona entre os 16 finalistas da Liga dos Campeões. O Milan, em crise e 11º colocado no Italiano, continua vice-líder do Grupo H, com cinco pontos.
O time de Kaká e Robinho disputa a segunda vaga da chave com Ajax (quatro pontos) e o escocês Celtic (três).
Com 100% de aproveitamento, o Atlético de Madri avançou para as oitavas. Naturalizado espanhol, o atacante Diego Costa fez um gol e perdeu um pênalti na goleada por 4 a 0 sobre o Áustria Viena.