Funcionários orientados sobre mudanças na coleta do lixo comum em Paranavaí

A partir de amanhã, quinta-feira, a empresa que faz a coleta de lixo em Paranavaí vai começar a não recolher os resíduos que não estiverem separados corretamente. Ontem, os funcionários que fazem a coleta receberam orientações do diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Edson Hedler, sobre como proceder nestes casos.
“Basicamente a orientação é para que os funcionários que vão na frente fazendo a coleta, verifiquem se o lixo está separado corretamente. Eles vão levar um adesivo vermelho que será colado nas sacolas que estiverem com lixo misturados, orgânicos e recicláveis. Este adesivo tem a informação de que o lixo não está sendo coletado porque não está separado adequadamente. A partir daí o morador vai ter que pegar a sacola, fazer a separação, e no próximo dia que tiver a coleta, então a empresa vai levar o lixo dele”, explica o secretário de Meio Ambiente do município, João Marques.
Segundo o secretário, num primeiro momento este trabalho de deixar o lixo que não estiver separado corretamente, vai ser feito por amostragem.
“Não dá pra abrir todas as sacolas, porque atrasaria demais o serviço dos coletores. Mas vamos fazer o máximo possível para deixar para trás o lixo que estiver misturado, para que a comunidade entenda a seriedade do trabalho. Num segundo momento, serão aplicadas multas nos casos em que não estiver sendo feita a separação conforme a lei”, frisa Marques.
Um levantamento graviométrico feito pela Secretaria recentemente, apontou que mais de R$ 4 milhões em produtos recicláveis são destinados de maneira irregular para o aterro sanitário todo ano.
“São materiais que poderiam ser separados, levados para empresas que fazem reciclagem e até para a própria cooperativa. É um valor grande, um recurso que poderia estar girando no comércio e na indústria de Paranavaí. O que queremos é fazer cumprir a lei e colaborar para a economia e o meio ambiente”, destaca o secretário.