Possibilidade de epidemia de dengue preocupa autoridades de Paranavaí

A constatação é do Simepar e pode ser visualizada na internet (www.simepar.br): “Durante os meses da primavera é observado um aumento natural no volume das chuvas em todo estado do Paraná conforme o histórico disponível”. Ao mesmo tempo, “as temperaturas também apresentam aumento em seus valores médios à medida que a primavera se consolida”.
Em Paranavaí, onde os termômetros costumam passar facilmente dos 30 graus, a temporada de chuvas pode ter efeito devastador: uma nova epidemia de dengue. E para evitar que os próximos meses sejam marcados pelos milhares de casos da doença, como aconteceu no início deste ano, as autoridades começam a se mobilizar na busca por estratégias de prevenção e combate.
Em reunião realizada na semana passada, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), Guto Costa, o secretário municipal de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, e o chefe da Vigilância em Saúde, Randal Khalil Fadel, conversaram sobre a preocupação com uma nova epidemia de dengue na cidade. Definiram que farão um grande debate sobre o assunto, com a participação de representantes do poder público, de entidades e associações e da classe empresarial.
“A ideia é reunir sugestões para minimizar o problema que vem pela frente”, disse Costa. Na avaliação dele, o combate à dengue é responsabilidade de todos, sejam empresários, moradores ou equipes do serviço público em suas mais diferentes instâncias. “O que estamos fazendo para evitar que mais pessoas morram por causa da dengue?”, questionou o presidente da Aciap.
SERVIÇO
O debate sobre as ações de prevenção e combate à dengue será no dia 3 de outubro (quinta-feira) às 8h30, na sede da Aciap. O endereço é Rua Pernambuco, 766, no centro de Paranavaí.