Rússia limita importação de carne brasileira

SÃO PAULO (Folhapress) – A Rússia proibiu temporariamente a importação de carne de dez frigoríficos brasileiros – nove de carne bovina e um de suína -, em mais um episódio envolvendo restrições ao produto nacional. Das unidades de bovinos com restrições, seis são do frigorífico JBS, duas do Minerva e uma do Marfrig. A unidade de suínos com limitações pertence ao frigorífico Pamplona, em Santa Catarina.
O embargo temporário à carne brasileira é resultado de uma missão russa que esteve no país em julho. Durante a inspeção a 18 frigoríficos, os técnicos russos identificaram não conformidades com as regras do país em dez, o que provocou as barreiras.
O Ministério da Agricultura disse, em nota, que está traduzindo o relatório enviado pela Rússia para identificar os problemas apontados e adotar as medidas necessárias para resolvê-los o quanto antes. JBS, Minerva e Marfrig disseram que continuarão atendendo a Rússia a partir de outras unidades no Brasil ou no exterior.
Segundo a Abiec (associação dos exportadores de carne bovina), 14 frigoríficos no Brasil continuam habilitados a exportar carne bovina para a Rússia, que neste ano perdeu o posto de maior importador da carne bovina brasileira para Hong Kong.