Paranavaí terá atendimento ambulatorial para pacientes com câncer pelo SUS

O Governo do Estado autorizou e Paranavaí terá atendimento ambulatorial para pacientes com câncer. Consultas, exames e avaliações serão realizados através do Sistema Único de Saúde (SUS) por equipes do Hospital Santa Rita e do Hospital do Câncer de Maringá.
A chefe da 14ª Regional de Saúde, Verônica Gardin, disse que uma reunião técnica será realizada na próxima semana, em Maringá. Depois que todos os esclarecimentos forem feitos, os pacientes do Extremo-Noroeste já poderão ser atendidos em Paranavaí.
Verônica comemorou a conquista: “As pessoas não precisarão mais ir para Maringá para receber o atendimento ambulatorial”. O deputado estadual Antônio Teruo Kato também disse estar feliz com o anúncio. “Era um anseio antigo da população. Agora, é uma vitória de toda a comunidade”.
Quem trouxe a notícia para Paranavaí foi o superintendente da Secretaria de Estado de Saúde, Paulo Almeida, que esteve ontem na cidade representando o secretário Michele Caputo Neto. “A decisão mostra que o Governo do Estado está sensível aos problemas de nossa região”, avaliou Kato.
De acordo com o advogado Waldur Trentini, que integra o Movimento Pró-Tratamento Oncológico de Paranavaí e Região Noroeste, em uma próxima etapa do processo poderão ser realizados todos os serviços, incluindo quimioterapia e radioterapia. O deputado Kato acrescentou as cirurgias à lista.
O secretário municipal de Governo, Nivaldo Mazzin, afirmou que a expectativa é que os atendimentos tenham início já em outubro. Disse que por enquanto o local onde os pacientes serão recebidos não está definido, mas a decisão será tomada após a reunião técnica na próxima semana.