Professores promovem ato público nesta quarta-feira

No Dia do Funcionário de Escola, celebrado em 7 de agosto, a APP-Sindicato chama toda a categoria, professores(as) e funcionários(as) de escola para a Mobilização Estadual por representação. O ato público acontecerá em Curitiba, às 9h da manhã, em frente à Secretaria do Estado da Fazenda.
Apesar de todos os avanços obtidos nas negociações, que resultaram nas alterações do plano de carreira dos funcionários, ainda há que se efetivar os novos direitos. Há itens pendentes, sobretudo o pagamento de promoções e progressões em atraso. Um longo debate foi realizado no Conselho Estadual e na assembleia da categoria colocando estes pontos como prioritários:
1. Pagamento das promoções e progressões em atraso;
2. Um sistema de atendimento à saúde;
3. Concurso público para funcionários(as) de escola;
4. Enquadramento dos(as) aposentados(as) ao nível II;
5. Alterações nos contratos PSS;
6. Pagamento do 0,6% do piso salarial;
7. Debate democrático da matriz curricular.
A APP-Sindicato também ingressou com uma ação, como substituto processual, contra o governo do Estado pedindo o acesso à prova de redação dos candidatos ao concurso do magistério estadual. O pedido é para que a todos os candidatos, aprovados ou não, seja disponibilizada a cópia da prova, tanto frente quanto verso, devidamente corrigida. Além disto, o sindicato requer que os candidatos tenham dois dias de prazo para recurso, após a vista da prova. A APP também esta ingressando com ações para anulação de questões erradas, incompletas, sem pontuação final e em desacordo com a resposta enviada pela banca examinadora.