José Kuriyama visita diretor do Diário do Noroeste

Após morar 28 anos em Rondônia, o ex-servidor público José Kuriyama, 89 anos, voltou a residir em Paranavaí. Essa semana ele visitou o diretor do Diário do Noroeste, Euclides Bogoni. Os dois falaram dos anos de memória e história. O ex-servidor público falou do trabalho na Prefeitura e citou diversas obras que ajudou a construir no município.
Kuriyama chegou a Paranavaí no ano de 1952. Em 1963 foi nomeado pelo prefeito Antônio José Messias, mantendo a função de servidor municipal durante 22 anos. Ele exerceu as funções de fiscal de obras e de diretor de serviço de água.
Entre as obras, Kuriyama fiscalizou a construção da Praça dos Pioneiros, da fonte luminosa da Praça da Xícara, das calçadas petit pavê na área central da cidade, do Centro Social Urbano, do Ginásio Noroestão, dos Colégios Curitiba e Enira.  
Como diretor do serviço de água foram construídas 18 caixas de águas na cidade e perfurados diversos poços artesianos. Além disso, foi Kuriyama que ajudou na transferência da distribuição do município para a Sanepar.
“Durante todo o período que trabalhei na Prefeitura tirei apenas um período de férias. Sinto saudades e tenho orgulho do trabalho que desenvolvi durante os 22 anos. Nos 28 anos que morei em Rondônia eu sempre pensava em voltar para Paranavaí”, disse o ex-servidor.
Depois de passar um período longe, Kuriyama ficou impressionado com a evolução da cidade. O surgimento de novos bairros surpreendeu o ex-servidor. Atualmente ele mora no Jardim Ouro Branco.
Kuriyama foi o responsável pelo plantio de 16 mil árvores no Jardim São Jorge. Esteve fiscalizando o asfalto na rua da Prefeitura. “Aquilo foi feito para nunca acabar. Foram várias camadas de pedra e uma grande camada de asfalto”, relembrou.
Contente por estar de volta à cidade onde deixou muitos amigos, o ex-servidor que é viúvo e possui 12 filhos, 31 netos e 35 bisnetos, afirma orgulhoso. “Se Deus quiser quero morrer e ser enterrado aqui”, comentou.