Paranavaí atingiu 87,9% da meta de vacinação

Paranavaí atingiu 87,9% da meta de vacinação dentre da campanha nacional contra a poliomielite – a paralisia infantil. São imunizadas crianças de seis meses a menos de cinco anos. Os números foram confirmados ontem pela coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Rita de Cássia Fadel.
A coordenadora detalhou que 4.375 crianças receberam a vacina. A meta total era 4.975 crianças. Neste cálculo, faltaram 600 crianças. Porém, para efeito de cobertura vacinal, o Ministério da Saúde considera 95% da meta. Por esse critério, faltou vacinar 352 crianças.
Embora a campanha esteja encerrada, quem ainda não vacinou os filhos ou dependentes menores de cinco anos ainda podem regularizar a situação. Basta comparecer a um posto nos próximos dias. O fechamento dos números será no começo do mês que vem (dia 5 de julho).
Rita de Cássia aponta as razões para essa procura menor. Uma delas é o fim das equipes itinerantes. Nesta campanha elas foram abolidas e passou a ser obrigatória a posse da carteira de vacinação. Por outro lado, o longo período sem casos de paralisia também deixou a população menos preocupada. Não existe registro da doença no Brasil desde 1994.
GRIPE – Acabou o estoque de doses da vacina contra gripe e que inclui a Influenza A H1N1. Mas, na expectativa de ainda vacinar, o município de Paranavaí está pleiteando mais três mil doses, visando imunizar pessoas consideradas mais expostas à doença, embora não enquadradas nos grupos prioritários.
Rita de Cássia confirma o pleito junto à 14ª Regional de Saúde, o que vai depender da definição do Ministério da Saúde. Há doses não utilizadas na região e que poderiam ser remanejadas, analisa. Ela explica que em Paranavaí apenas idosos e gestantes tiveram índices de vacinação abaixo da meta estipulada pelo Ministério.