Uruguai tenta evitar eliminação precoce

SÃO PAULO (Folhapress) – A estreia com derrota por 2 a 1 para a Espanha pode custar caro aos uruguaios. Hoje, o atual campeão sul-americano precisa parar a Nigéria, às 19h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, para se manter vivo na Copa das Confederações.
A situação do Uruguai se complicou ainda mais com a goleada por 6 a 1 dos africanos sobre o azarão Taiti, também na primeira rodada do Grupo B. Com os resultados, a Nigéria lidera a chave no saldo de gols, com os mesmos três pontos que a Espanha.
Como os atuais campeões do mundo são amplamente favoritos contra o Tati, também hoje, no Maracanã, uma derrota na capital baiana eliminará o Uruguai de forma antecipada. Se houver empate, os sul-americanos só chegam às semifinais se golearem o Taiti e ainda houver uma ampla vitória da Espanha sobre a Nigéria na última rodada.
"Sabemos que o jogo contra a Nigéria será decisivo, e que o empate serve mais a eles que a nós. Se empatarmos, daremos chance para o azar na última rodada. Precisamos evitar que aconteça algo assim", afirmou o atacante Diego Forlán.
Com a necessidade da vitória, Forlán -que defende o gaúcho Internacional- deverá ser titular no ataque uruguaio hoje, ao lado de Suárez, do inglês Liverpool. Outro uruguaio que atua no futebol brasileiro, o meia botafoguense Lodeiro também deverá começar a partida contra os nigerianos.
Para a Nigéria, a chance de garantir a classificação antecipada para as semifinais não deve ser desperdiçada. Afinal, a Espanha é favorita no confronto entre as duas seleções na rodada final.
"Todos aqui vieram para ganhar, e o Uruguai está pensando agora mesmo em uma estratégia para nos derrotar. Precisaremos melhorar e nos concentrar em fazer a nossa parte", afirmou o técnico Stephen Keshi.
 
NIGÉRIA
Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omeruo e Echiejile; Ogude, Obi Mikel e Mba; Oduamadi, Musa e Ujah. Técnico: Stephen Keshi
 
URUGUAI
Muslera; Maxi Pereira, Lugano, Godin e Cáceres; Gargano, Perez, (Lodeiro) Ramírez e Rodríguez; Suárez e Forlán (Cavani). Técnico: Óscar Tabárez
 
Estádio: Fonte Nova, em Salvador
Horário: 19h
Árbitro: Bjorn Kuipers (HOL)