Cortado de amistoso, Damião dá lugar a Jô

GOIÂNIA, GO – (Folhapress) – O atacante Leandro Damião sofreu uma lesão muscular na coxa direita e tem grandes chances de ser cortado hoje da seleção.
É certo que o jogador do Internacional não enfrenta a França no domingo, na Arena Grêmio, em Porto Alegre.
Para seu lugar, o técnico Luiz Felipe Scolari chamou Jô, do Atlético-MG. Leandro Damião passará por mais exames hoje, quando a seleção chega à capital gaúcha.
Se a contusão for mesmo grave, o jogador será cortado da Copa das Confederações e Jô será inscrito em seu lugar. Se não, Damião continua e Jô volta para o Atlético.
A lesão ocorreu durante treino ontem à tarde, no CT do Goiás. Felipão comandava um treino fechado para a imprensa quando Leandro Damião se lesionou.
Segundo o relato de vizinhos do CT, que conseguiram ver o treino, o atacante se machucou sozinho, quando iniciou uma arrancada para receber um lançamento.
Damião foi convocado para ser reserva de Fred na Copa das Confederações.
Sua presença no grupo ganhou importância desde que ficou constatado que Fred também tem uma lesão.
O atleta do Fluminense tem uma "fratura incompleta na costela". Tanto Fred quando o médico da seleção, José Luis Runco, sustentam que não há motivo para preocupação.
Mas o centroavante tem sido poupado de alguns treinos. Fred foi substituído no amistoso contra a Inglaterra (depois de fazer o primeiro gol do Brasil). E certamente não jogaria os 90 minutos contra a França, domingo.
Com quatro gols, o camisa 9 é o artilheiro desta segunda era Felipão no time da CBF.
Jô estava de folga no Rio quando soube da convocação. De lá, viaja para Porto Alegre, para se juntar ao restante da equipe.
Marcelo volta – Felipão voltou a mexer na escalação da seleção. No treino coletivo de ontem à tarde, que foi fechado para a imprensa, o treinador mudou o titular da lateral esquerda.
Filipe Luis, que começou o jogo contra a Inglaterra e vinha sendo testado nos treinos durante a semana em Goiânia, deu lugar a Marcelo.
A atividade foi fechada para a imprensa, mas a elogiada estrutura do CT do Goiás permitiu que o treino fosse assistido por vizinhos.
"Isso aqui é um camarote vip", resumiu o vendedor Marcos Henrique, 21, que entregou a mudança testada por Felipão durante o treino.
Ele e cerca de dez amigos estavam numa casa que tem vista para o campo onde ocorreu o trabalho da seleção.
No mais, Felipão manteve o time que empatou com a Inglaterra no domingo, com Júlio César, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Neymar, Hulk e Fred.
Assim que a comissão técnica decidiu abrir os portões do CT para a imprensa, o vendedor virou celebridade.
O santista Marcos Henrique deu entrevistas, contou o que viu, disse que "Neymar jogou muito" e "fez um golaço" no treino coletivo.
"Aproveitei meu horário de almoço, mas já estou demorando mais do que deveria para voltar ao trabalho", disse ele, que trabalha numa loja de roupas num shopping.

Brasil no ranking
O Brasil caiu para 22º no ranking da Fifa. A lista divulgada ontem coloca a seleção brasileira em sua pior posição na história, com 872 pontos, atrás de países como Gana, Bósnia e Equador.
Em maio, a equipe ocupava a 19ª colocação, com 902 pontos. A liderança permanece com a Espanha (1.614), seguida por Alemanha (1.416), Argentina (1.287), Croácia (1.222) e Holanda (1.158). (Por Martín Fernandez e Sérgio Rangel, Enviados especiais)