CNN cita o Bolsa Família ao tratar de ascensão social no Brasil

SÃO PAULO (Folhapress) – Principal programa de transferência de renda do Brasil, o Bolsa Família, ou "Family Bag", como traduziu reportagem publicada no site da CNN, é um dos responsáveis pela transformação social pela qual o Brasil passou nos últimos anos, segundo a emissora norte-americana.
O texto da publicação discute o modelo de crescimento baseado no crédito e cita o programa como forma eficaz de combate à pobreza.
"Na última década, as políticas de combate à pobreza eficazes, tais como "Bolsa Família" -traduzido como Family Bag- introduzido pelo ex-presidente Lula e continuado por Dilma Rousseff, ajudaram a força de trabalho a transformar o Brasil e aumentar o salário mínimo", afirma a publicação.
O Bolsa Família, que contempla 13,8 milhões de famílias e completa dez anos em outubro, é o principal programa de transferência direta de renda do governo. Ele tem forte peso político-eleitoral, tendo se tornado um dos símbolos das gestões de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
De acordo com a CNN, uma mistura de baixo desemprego e de um crédito de consumo fácil tem feito aumentar a chamada nova classe média.
"O Brasil costumava ser um dos países mais desiguais do mundo", lembra o professor Naercio Mezenes Filho, ouvido pela reportagem, que é assinada
A reportagem afirma que populações que moram em favelas agora aspiram ter produtos que vão de carros a aparelhos de DVD. "Tem havido um grande aumento no consumo interno", afirma Edmund Amann, professor de ciências sociais na Universidade de Manchester.
A emissora informa que o crédito dado para o consumo é um dos fatores que têm ajudado nessa mudança. Apesar disso, não há atualmente a possibilidade de que haja uma bolha, de acordo com avaliações feitas por especialistas consultados pela CNN. "Eu não acho que há alguma chance de ver o que aconteceu na Europa e os EUA na crise imobiliária", afirma Mezenes Filho, de acordo com a reportagem.