Hoje tem Conferência das Cidades em Paranavaí
Em pauta, a proposição de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes no município, contribuindo direta e indiretamente para o desenvolvimento de todo o país. A ideia da Conferência das Cidades é reunir os mais diversos segmentos da sociedade, considerando as diferenças de gênero, idade, raça e etnia.
Debater os problemas estruturais enfrentados pela comunidade e discutir soluções para contribuir com o desenvolvimento urbano por meio de palestras e salas de debates é o objetivo da Conferência.
Entre as questões em discussão estarão: política de habitação, acessibilidade e mobilidade, desenvolvimento econômico e sustentável, trânsito e transporte, e regularização fundiária.
Serão realizados debates, painéis, grupos de discussão e plenárias sobre políticas habitacionais, acessibilidade e mobilidade, transporte e trânsito, saneamento ambiental e meio ambiente, regularização fundiária e desenvolvimento econômico sustentável.
Durante a Conferência Municipal das Cidades serão eleitos 15 delegados e seus respectivos suplentes, representando cada um dos segmentos da sociedade. Eles participarão da Conferência Estadual das Cidades e apresentarão as propostas definidas em Paranavaí para os delegados dos demais municípios do Paraná.
Programação completa do evento:
8h30: Abertura do credenciamento
9 horas: Abertura solene
9h45: Palestra de abertura sobre o tema “Uma cidade preparada: Reforma Urbana Já”. (Valter Marelli – Presidente do Conselho Mun. de Meio Ambiente)
10h15: Palestra sobre “Acessibilidade e Mobilidade”. (Carolina Mori – arquiteta e analista ambiental).
10h45: Palestra sobre “Política Municipal de Habitação”. (Jocely Loyola – Cohpar)
11h15: Palestra sobre “Saneamento ambiental e meio ambiente”. (Nayla Libos – Engenheira sanitarista e ambiental)
13h45: Palestra sobre “Regularização fundiária sustentável”. (Marcelo Gonçalves – geógrafo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome).
14h15: Informações sobre grupos de trabalho
15 horas: Início dos trabalhos nas salas de debate
17 horas: Sessão plenária
17h45: Eleição dos delegados para a etapa estadual
18 horas: Encerramento