Novo sistema de descarregamento acaba com as filas gigantescas

A administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA) conseguiu acabar com as filas quilométricas que se formavam no acostamento da BR-277, no trecho que liga Curitiba ao Porto de Paranaguá. A solução foi disponibilizar um sistema eletrônico chamado Carga Online, ao acessá-lo os motoristas chegam sabendo o horário e os terminais onde serão atendidos.
Para ter acesso é necessário cadastrar-se através da internet no site da Operação Safra (www.operacaosafra.pr.gov.br), sendo necessário que o caminhão também seja cadastrado. A ideia é simples, o Carga Online só permite o envio de caminhões ao Porto de Paranaguá mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio nomeado para receber a mercadoria.
PARANAVAIENSE – Fazendo parte da administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), o paranavaiense Sebastião Henrique Medeiros (Tião Medeiros) explicou que com o novo sistema é possível fazer um cronograma com os prazos para descarregar.
Tião Medeiros falou que para melhorar o sistema, essa semana outra novidade entrou em funcionamento. Além da funcionalidade no sistema “Carga Online” via internet, os caminhoneiros poderão consultar, via SMS, se a carga já está cadastrada no sistema eletrônico do Porto.
O motorista precisa mandar uma SMS para o número 28595 com a palavra “Appa” e com letras e número da placa do caminhão. Em questão de minutos, o sistema responderá se a carga está cadastrada ou não.
Também é através de SMS que a APPA avisa que os motoristas já podem seguir para o terminal programado. Isso torna mais rápida a movimentação dos caminhões que antigamente ficavam esperando ser chamados através de um sistema de alto falante.
“Nosso objetivo é evitar que os caminhoneiros cheguem ao Pátio de Triagem sem o cadastramento prévio. Esta é mais uma garantia para evitar as intermináveis filas de caminhões que existiam em anos anteriores”, afirmou Tião Medeiros.
O Chefe de Gabinete explicou que essas melhorias adotadas trazem agilidade e evitam prejuízos aos caminhoneiros e transportadoras. Além disso, ajudam no combate de crimes como exploração sexual de menores, saques de carga e assaltos a caminhoneiros.