GOES reivindica melhoria no atendimento a portadores de HIV/AIDS e suas famílias

Membros voluntários do Grupo Gotas de Esperança (GOES), acompanhados do presidente da Câmara de Vereadores, Mohamad Smaili, tiveram reunião com o prefeito Rogério Lorenzetti, anteontem.
Eles apresentaram algumas reivindicações para a manutenção e melhoria do atendimento aos pacientes portadores de HIV/AIDS e suas famílias.
“O município já nos contempla com benefícios através de subvenções, mas no GOES todos são voluntários e enfrentamos algumas necessidades, como a contratação de um psicólogo, mais recursos para a manutenção de dois funcionários, que é o mínimo necessário para organizarmos administrativamente os trabalhos, e também precisamos de um espaço próprio para saírmos do aluguel. Por isso estamos novamente buscando apoio do município no que for possível”, apontou a assistente social voluntária da entidade, Lindaura Rodrigues.
O prefeito Rogério Lorenzetti se mostrou sensível às necessidades da entidade e propôs uma avaliação em conjunto com a Câmara sobre as possibilidades de apoio ao GOES.
“Sabemos da importância do trabalho que é feito pela entidade e do empenho pessoal de cada voluntário para dar continuidade aos atendimentos. O município quer dar todo apoio que seja possível, mas vamos contar com a parceria dos vereadores também para estudarmos a melhor maneira de ajudarmos a entidade dentro da legalidade e das possibilidades orçamentárias”, ponderou.
Com relação a uma sede própria para a entidade, Lorenzetti se comprometeu em estudar a viabilização de um imóvel para uso do GOES assim que houver retorno da Câmara sobre a aprovação de um projeto de lei que prevê a arrecadação de imóveis abandonados como bens vagos pelo município.
GOES – O Grupo Gotas de Esperança em dezembro de 1999 desenvolveu um serviço de convivência social e fortalecimento de vínculos aos portadores do vírus HIV/AIDS e suas famílias.
Sua missão é resgatar o valor da vida e a dignidade humana do portador e sua família, através da promoção da cultura dos direitos humanos, voltada para a luta pela garantia dos seus direitos, a fim de que os mesmos sejam atores no processo de transformação da sua realidade.
O GOES realiza um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares através de ações de apoio para superação de conflitos geradores da vulnerabilidade familiar como: visitas domiciliares, entrevistas (atendimento individual), orientação sobre direitos e deveres, momento de escuta, viabilização de cestas básicas para complementação da alimentação, reuniões com grupos de famílias, dinâmicas de grupo e encaminhamentos de usuários para retirada de documentos pessoais, atendimento psicológico e psicopedagógico, requerimento de Benefício de Prestação Continuada, inserção no mercado de trabalho e encaminhamento à rede de proteção social.
Atualmente estão cadastrados no Grupo Gotas de Esperança 119 usuários, entre crianças, adolescentes, gestantes, jovens, adultos e idosos. Esses números se modificam anualmente em virtude da entrada e saída de usuários cadastrados na entidade. Conheça mais sobre a entidade e saiba como ajudar no site www.goes.org.br.