O primeiro stand-up de poesia do mundo é apresentado na região

Desta vez o Projeto Literatura em Cena, mergulha no universo da melhor poesia produzida em língua portuguesa sobre o tema do relacionamento afetivo. Utilizando recursos cênicos e musicais, o espetáculo “O Amor Pede Poesia” apropria-se do momentoso estilo de stand-up para tratar o assunto de forma bem humorada e interativa. O objetivo é estimular o jovem que está vivenciando a descoberta do amor, a descobrir um pouco mais dos segredos de cada poeta.
O roteiro de Rodrigo Leste é baseado na obra de Camões, Alvarenga Peixoto, Álvares de Azevedo, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Oswald de Andrade, Vinícius de Moraes, Mario Quintana, Paulo Leminski e Chacal. Colaborou no roteiro o contista mineiro Sérgio Fantini.
A montagem, com 50 minutos de duração, cumpre uma função paradidática, fornecendo elementos para que professores e alunos, em sala de aula, se aprofundem nos conteúdos apresentados. A Consultoria Literária é do Professor Antônio Sérgio Bueno.  
Pela reconhecida importância dos autores encenados, o espetáculo incentiva a retomada do hábito de leitura por parte dos mais jovens, podendo ainda incrementar o interesse pela arte e a cultura. É importante frisar que rimar prazer com conhecimento é um dos focos principais da atividade. O resultado é uma performance ágil, leve, divertida que fala a língua dos jovens e prende a atenção de plateias menos afeitas a atividades dessa natureza.
O AUTOR – Rodrigo Leste publicou livros de poesia e de contos. É ator e produtor cultural. Atuando desde 1974, encenou cerca de 40 espetáculos com obras de grandes autores. Apresenta-se em teatros, universidades e escolas de todo o País. Já foi visto por mais de 300 mil espectadores.
No ano passado esteve em Paranavaí interpretando a peça “O Segredo do Bruxo”, baseada na obra de Machado de Assis.
Utilizando-se do estilo stand-up, que anda fazendo sucesso em todo o mundo, o ator consegue de forma simples e despojada dar vida e brilho aos textos encenados. É bom frisar que as apelações e baixarias nas quais o gênero às vezes incorre, ficam de fora deste espetáculo.
Rodrigo vale-se também de reconhecidas técnicas teatrais como a commedia dell’arte, a mímica e pantomima para que personagens e situações pinçadas dos poemas sejam mostradas de forma agradável e divertida para os espectadores.
Leste dirigiu a peça com a supervisão cênica de Sérgio Fantini. O figurino e adereços são de Cleir Siqueira. Programação visual e fotos de Bruno Lima. Cenotécnica e iluminação de Toninho Cruz. Trilha sonora do Studio Kathmandu. A produção é do Grupo Nós Mesmos.
Além de “O Amor Pede Poesia”, o ator apresenta “Game da Poesia”, para adolescentes, e a contação de histórias “O Trem Mágico”, para crianças.
Programação – Com este repertório, Leste realiza uma turnê de apresentações na região, iniciada na última terça-feira em Planaltina do Paraná com sequência ontem em Paranavaí.
Na próxima segunda-feira, dia 13, o espetáculo estará em Loanda, no Teatro Guanabara, e na terça-feira, dia 14/5/13, termina o roteiro em Nova Londrina. Diversas escolas públicas e particulares de toda a região participarão do evento que tem ingressos a preços populares.