Duas chapas disputam direção da Fafipa

Duas chapas disputam a consulta acadêmica que vai culminar na escolha do novo diretor da Fafipa/Unespar – Universidade Estadual do Paraná – campus Paranavaí. As candidaturas foram homologadas ontem e os integrantes já podem fazer campanha. Professores, funcionários e alunos têm direito a voto.
Coordenadora da Comissão organizadora da Consulta, Edinéia Fátima Navarro Chilante confirma que foram homologados os registros. A chapa 1 – Universidade de Verdade – é composta por Onivaldo Izidoro Pereira e Sebastião Geraldo Barbosa, respectivamente diretor e vice. Já a Chapa 2 – Novo Tempo – têm à frente Elias de Souza Júnior e Carlos Molena Fernandes.
Izidoro Pereira integra o Colegiado de Administração da Unespar/Fafipa. Ele é formado em Ciências Contábeis e mestre em administração pela Universidade Federal do Paraná. Souza Júnior, do Colegiado de História, é formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica – PUCPR – e mestre em educação pela Universidade Estadual de Maringá.  
Como prevê o regulamento, não se trata de uma eleição com vitória automática do mais votado. O processo é uma consulta para formar a lista tríplice que será encaminhada ao Governo do Estado. A nomeação compete ao governador. Como só há duas chapas, uma terceira deve ser apontada em reunião da Congregação. A votação será no dia 7 de maio, seguida de apuração.
FUNÇÃO – A atual diretora, Luzia Bana, explica que o a função não muda com a constituição da universidade. Cabe ao diretor administrar o campus. A diferença está nos encaminhamentos. Antes, o acesso era via Secretaria de Ciência e Tecnologia.
Agora, detalha, o contato da direção do campus é sempre a reitoria.
A reitoria, lembra, tem a função de executar as políticas da universidade e a integração entre os campi. O mandato do diretor permanece de quatro anos.